A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA ESCOLA WAKÕMEKWA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

  • Edimar Srênõkrã Calixto Xerente Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Karylleila dos Santos Andrade Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Resumo

O presente trabalho é voltado para a Educação Intercultural Indígena e busca compreender os desafios e as perspectivas da Escola Wakõmekwa, aldeia Riozinho Kakumhu, povo Akwê. Nossa pretensão é apresentar um panorama da Educação Intercultural no Brasil e um esboço da educação intercultural e seu vínculo com os povos indígenas do Tocantins, em especial, a história do povo Akwê-Xerente. É nosso desejo que futuramente o resultado deste trabalho possa ajudar a Escola Wakõmekwa, município de Tocantínia, em seu fortalecimento cultural e identitário, incentivar os alunos na continuidade de seus estudos, conscientizar a comunidade que podemos alcançar nossos objetivos e mostrar que o Povo Xerente valoriza a educação na aldeia.

Biografia do Autor

Edimar Srênõkrã Calixto Xerente, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Aluno do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT),
Câmpus de Palmas, pertencente ao povo Akwê-Xerente

Karylleila dos Santos Andrade, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduação em Letras pela Universidade do Tocantins (1993), mestrado (2000) e doutorado (2006) em Linguística pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora adjunta do curso de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura, da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase no ensino do Léxico e em Onomástica/Toponímia. É bolsista Produtividade em Pesquisa da UFT.

Referências

ÂNGELO. Francisco Novantino P. A educação e a diversidade cultural. In: Cadernos de Educação Indígena – 3. Grau Indígena. N. 01. Vol.01. Barra do Bugres: Unemat, págs.34-40, 2002.

II CONEEI- Conferencia Nacional de Educação Escolar Indígena, (2016, p 8) Comissão Organizadora Nacional.- Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), [2016]...p.il.

MAHER, T. M. A Formação de Professores Indígenas: repensando trajetória. In: GRUPIONI, L. D. B. Formação de Professores Indígenas: uma discussão introdutória. SECAD/MEC: Brasília, 2006.

SANTOS, G. L. B. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Situação escolar indígena no Brasil. SECAD/MEC/UNESCO: Brasília 2006.19-20.

THÊKLA, S. W. – Povo Akwê Xerente. Vida, Cultura e Identidade. Editora Rona: Belo Horizonte, 2012.

Publicado
2017-10-27