EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ABORDAGEM NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS ESTADUAIS

Palavras-chave: Educação Física. Currículo. Educação em Saúde. Universidades.

Resumo

O estudo descritivo exploratório teve como objetivo elencar as disciplinas relacionadas à educação para a saúde nos cursos de Licenciatura em Educação Física de universidades públicas estaduais brasileiras. As fontes documentais foram os projetos pedagógicos dos cursos de universidades públicas estaduais do Brasil, que apresentavam no conjunto de disciplinas fatores relacionados à saúde ou que atendiam aos termos: saúde, qualidade de vida, atividade física, estilo de vida, exercício físico, promoção, prevenção e doença. Dos 29 câmpus universitários que foram investigados, observou-se 271 disciplinas relacionadas aos termos, sendo que 94 delas são ministradas em câmpus universitários da região Sudeste, 86 da Nordeste, 49 da Sul, 33 da Centro-Oeste e 9 da Norte. Conclui-se que independente da disciplina, a saúde pode ser considerada como conteúdo transversal nos currículos escolares e de estar contemplado nos cursos de licenciatura em Educação Física, das universidades brasileiras.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo de Medeiros Manchein , Universidade do Estado de Santa Catarina.

Licenciado em Educação Física. 

Andreia Pelegrini , Universidade do Estado de Santa Catarina.

Doutora em Educação Física. 

Gaia Salvador Claumann , Universidade do Estado de Santa Catarina.

Doutora em Ciências do Movimento Humano. 

Larissa Cerignoni Benites , Universidade do Estado de Santa Catarina.

Doutora em Ciências da Motricidade. 

Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira , Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Ciências do Movimento Humano. 

Geyson Ricardo Zilch, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Ciências do Movimento Humano. 

Gelcemar Oliveira Farias , Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação Física. 

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Publicado
2021-08-26