TRÊS MOVIMENTOS REFLEXIVOS SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA, SAÚDE E ESCOLA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS
Resumo
Historicamente, uma das justificativas que sustentou a Educação Física (EF) escolar se relacionou com o tema da saúde. Atualmente, parece haver uma nova onda de saúde vinculada a aspectos de um novo higienismo. O objetivo do presente ensaio teórico é refletir sobre os desafios hodiernos da EF escolar com relação à educação para a saúde em seu aspecto pedagógico. São apresentados três movimentos sobre: a) a Base Nacional Comum Curricular; b) o relatório Movimento é Vida do PNUD; c) o Programa Saúde na Escola. Percebemos, nos desafios: i) a necessidade de a saúde ser compreendida como tema transversal; ii) a função da EF escolar para o desenvolvimento humano; iii) a necessidade de se apropriar criticamente do PSE. Alçamos provocações para o desenvolvimento de estudos e práticas que imbriquem os conhecimentos biológicos e socioculturais e pela concepção de que a saúde para a EF escolar é, também, uma questão pedagógica.
Referências
BRACHT, Valter. Educação Física & Saúde Coletiva: reflexões pedagógicas. In: FRAGA, Alex Branco; CARVALHO, Yara Maria; GOMES, Ivan Marcelo (Org.). As práticas corporais no campo da saúde. São Paulo: Hucitec, 2013, p. 178-197.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponibilidade em:
BRASIL. Instrutivo PSE. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. Disponibilidade em:
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponibilidade em:
CANGUILHEM, Georges. O normal e o patológico. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
CAPONI, Sandra. A saúde como abertura ao risco. In: CZERESNIA, Dina; FREITAS, Carlos Machado (Org.). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2003.
CORD, Denise et al. As significações de profissionais que atuam no Programa Saúde na Escola (PSE) acerca das dificuldades de aprendizagem: patologização e medicalização do fracasso escolar. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 35, n. 1, p. 40-53, jan/mar 2015. Disponibilidade em:
CRUZ, Erick Xavier Costa; MENDES, Maria Isabel Brandão de Souza. Analisando a saúde na Base Nacional Curricular Comum. In: Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 21. e 8., 2019, Natal. Anais..., Natal: CBCE, 2019.
DEJOURS, Christopher. Por um novo conceito de saúde. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 14, n. 54, p. 7-11, abr/jun 1986.
FARINATTI, Paulo de Tarso Veras; FERREIRA, Marcos Santos. Saúde, promoção da saúde e educação física: conceitos, princípios e aplicações. Rio de Janeiro, EdUERJ, 2006.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Editora Vozes, 1987.
GÓIS JÚNIOR, Edivaldo. Ginástica, higiene e eugenia no projeto de nação brasileira: Rio de Janeiro, século XIX e início do século XX. Movimento, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 139-159, jan/mar de 2013. Disponibilidade em:
GUIMARÃES, Carine Amabile; SOARES, Narciso Vieira; MAZURECK, Carine. O impacto do Programa Saúde na Escola sob a ótica de docentes e profissionais de saúde. Revista Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Biológicas, v. 2, n. 1, p. 32-40, jan/jun 2018. Disponibilidade em:
KOTTMANN, Lutz; KÜPPER, Doris. Gesundheitserziehung. In: GÜNZEL, Werner; LAGING, Ralf (Org.). Neurs Taschenbuch des Sportunterrichts: Grundlagen und pädagogisches Orientierungen. Baltmannsweliler: Schneider-Verl. Hohengehren. 1999, p. 235-252.
LOPES, Iraneide Etelvina; NOGUEIRA, Júlia Aparecida Devidé; ROCHA, Dais Gonçalves. Eixos de ação do Programa Saúde na Escola e promoção da saúde: revisão integrativa. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 42, n. 118, p. 773-789, jul/set 2018. Disponibilidade em:
LUNARDI, Valéria Lerch. Problematizando conceitos de saúde, a partir do tema da governabilidade dos sujeitos. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 26-40, jan 1999. Disponibilidade em:
MONTEIRO, Paulo Henrique Nico; BIZZO, Nelio. A saúde na escola: análise dos documentos de referência nos quarenta anos de obrigatoriedade dos programas de saúde, 1971-2011. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 22, n. 2, p. 411-427, abr/jun 2015. Disponibilidade em:
OLIVEIRA, Amaurí Aparecido Bassoli. O tema saúde na Educação Física escolar: uma visão patogênica ou salutogênica? In: KUNZ, Elenor; HILDEBRANDT-STRAMANN, Reiner (Org.). Intercâmbios científicos internacionais em Educação Física e esportes. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004, p. 241-259.
OLIVEIRA, Victor José Machado; GOMES, Ivan Marcelo; BRACHT, Valter. Educação para a saúde na educação física escolar: uma questão pedagógica! Cadernos de Formação RBCE, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 68-79, set 2014. Disponibilidade em:
OLIVEIRA, Victor José Machado; MARTINS, Izabella Rodrigues; BRACHT, Valter. Projetos e práticas em educação para a saúde na educação física escolar: possibilidades! Journal of Physical Education, Maringá, v. 26, n. 2, p. 243-255, abr/jun 2015a. Disponibilidade em:
OLIVEIRA, Victor José Machado; MARTINS, Izabella Rodrigues; BRACHT, Valter. Relações da educação física com o Programa Saúde na Escola: visões dos professores das escolas de Vitória/ES. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 3, p. 544-556, jul/set 2015b. Disponibilidade em:
OLIVEIRA, Braulio Nogueira; OLIVEIRA, Bérgson Nogueira; ANTUNES, Priscilla de Cesaro. Educação Física escolar e saúde no contexto brasileiro: uma revisão integrativa (2011-2016). Refise, Limoeiro do Norte, v. 1, n. 1, p. 116-130, nov 2018. Disponibilidade em:
OLIVEIRA, João Paulo et al. A constituição dos saberes escolares da saúde no contexto da prática pedagógica em Educação Física escolar. Motricidade, Ribeira de Pena, v. 13, n. esp., p. 97-112, abr 2017. Disponibilidade em:
PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO – PNUD. Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional - Movimento é Vida: Atividades Físicas e Esportivas para Todas as Pessoas: 2017. Brasília: PNUD, 2017. Disponibilidade em:
SANTOS, Iolanda Universina Montano. Cuidar e curar para governar: as campanhas de saúde na escola. Porto Alegre, 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2004.
SILVESTRE, Caroline. Análise de promoção das práticas corporais e atividade física propostas pelo Programa Saúde na Escola nas escolas de Samambaia/Distrito Federal. In: Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 5., 2016, Porto. Atas CIAIQ, Porto, v. 2, 2016. Disponibilidade em:
TAFFAREL, Celi Zulke. Sobre o Sistema de Complexos Homem-Esporte-Saúde: reflexões a partir de contribuições da Alemanha. In: MATIELLO JÚNIOR, Edgard; CAPELA, Paulo; BREILH, Jaime (Org.). Ensaios alternativos latino-americanos de educação física, esportes e saúde. Florianópolis: Copiart, 2010, p. 159-183. Disponibilidade em:
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).