TRÊS MOVIMENTOS REFLEXIVOS SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA, SAÚDE E ESCOLA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS

Palavras-chave: Educação Física. Educação Física Escolar. Saúde. Educação para a Saúde.

Resumo

Historicamente, uma das justificativas que sustentou a Educação Física (EF) escolar se relacionou com o tema da saúde. Atualmente, parece haver uma nova onda de saúde vinculada a aspectos de um novo higienismo. O objetivo do presente ensaio teórico é refletir sobre os desafios hodiernos da EF escolar com relação à educação para a saúde em seu aspecto pedagógico. São apresentados três movimentos sobre: a) a Base Nacional Comum Curricular; b) o relatório Movimento é Vida do PNUD; c) o Programa Saúde na Escola. Percebemos, nos desafios: i) a necessidade de a saúde ser compreendida como tema transversal; ii) a função da EF escolar para o desenvolvimento humano; iii) a necessidade de se apropriar criticamente do PSE. Alçamos provocações para o desenvolvimento de estudos e práticas que imbriquem os conhecimentos biológicos e socioculturais e pela concepção de que a saúde para a EF escolar é, também, uma questão pedagógica.

Biografia do Autor

Victor José Machado de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014). Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário Católico de Vitória (2011). Professor Adjunto da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas. Coordenador do Comitê Científico do GTT Atividade Física e Saúde do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (biênio 2020/2021). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, educação física escolar, educação infantil, educação para a saúde.

Inês Amanda Streit, Universidade Federal do Amazonas

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria­ UFSM (2007). Especialista em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM (2009). Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina ­ UDESC (2013). Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC (2017). Docente na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas. Coordenadora do Curso de Educação Física Licenciatura. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividade Física e Saúde ? Da Infância ao Envelhecimento ? Desfechos em Saúde GEPAFS-IEDS. Atua na área da Educação Física, com ênfase em Atividade Física, Saúde e Envelhecimento Humano; Esporte e Lazer.

Roseanne Gomes Autran, Universidade Federal do Amazonas

Atualmente é Professora da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas. Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (2007), Mestrado (2010) em Atividade Física, Saúde e Lazer pela Universidade do Porto (Revalidado pela Universidade Federal de Santa Catarina- Programa de Pós Graduação em Educação Física) e Doutorado (2016) em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Desporto-Universidade do Porto- Portugal (Revalidado pela Universidade Federal de Santa Catarina- Programa de Pós Graduação em Educação Física). Experiência em diversos projetos de investigação científica pelo Centro de Investigação em Atividade Física, Saúde e Lazer (CIAFEL) da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Tenho interesse em desenvolver trabalhos epidemiológicos direcionados para a área da promoção da saúde e saúde pública em todos os tipos de populações.

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Publicado
2020-06-23