A ÉTICA COMO MÉTODO EPISTEMOLÓGICO EM EDGAR MORIN: NOTAS DE UMA LEITURA SITUADA NO CONTEXTO DO SÉCULO XXI

Palavras-chave: Ética. Método Epistemológico. Morin. Contingências Humanas e Sociais.

Resumo

O presente artigo analisa a ética e suas implicações nas relações humanas e sociais no contexto do século XXI e tem como objetivo refletir acerca da ética como método epistemológico em busca de respostas às indagações e contingências humanas e sociais, notadamente no processo de elaboração científica. A investigação foi realizada tendo como parâmetro a pesquisa bibliográfica de caráter interpretativo com vistas à produção de notas de leituras acerca do tema ética. Essas foram elaboradas inicialmente como resenha crítica, que em seguida foi reelaborada para aprofundar a investigação do livro “O Método 6. Ética” de Morin (2011), fundamentada em estudos anteriores desse autor, trilhando os caminhos da análise temática como delineada por Severino (2007). Com essa metodologia foi possível compreender a proposição de Morin (2011) através de sua percepção do tema, da argumentação utilizada e da conclusão. As notas de leituras estão formalizadas de acordo com um artigo de revisão científica nas quais, identifica-se: introdução, desenvolvimento e conclusão, respectivamente situam o leitor nas ideias centrais, secundárias, problematização e propositivas. Essas etapas analíticas possibilitaram elaborar uma síntese mostrando o pensamento de Morin (2011) em relação a ética como método guia para a ciência e a vida inserido na Teoria da Complexidade.

Biografia do Autor

Antonio Max Ferreira da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutorando e bolsista Capes no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP-IFRN). 

José Mateus do Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP-IFRN), Doutor em Educação (PPGED-UFRN). 

Referências

DE ARRIAL, Luciana Roso; CALLONI, Humberto. Estudos pontuais sobre o conceito de método e teoria no paradigma da complexidade de Edgar Morin. Revista Didática Sistêmica, [S.l.], v. 11, p. 50-63, nov. 2010. ISSN 1809-3108. Disponível em: . Acesso em: 27 mai. 2020.

GARCIA, Joana Coeli Ribeiro; TARGINO, Maria das Graças. Responsabilidade ética e social na produção de periódicos científicos. Perspectiva. ciênc. inf., Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 33-54, abril de 2008. Disponível em: . Acesso em: 06 de jun. de 2020. https://doi.org/10.1590/S1413-99362008000100004 .

MORIN, Edgar. O Método 6: Ética. Tradução Juremir Machado da Silva. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.

______. O método 1: A natureza da Natureza. 3.ed. Trad. Maria Gabriela de Bragança. Portugal: Publicações Europa-América Lda., 1997.

______. O Método 2: A vida da vida. Porto Alegre: Sulina, 2001.

______. O Método 3: Conhecimento do conhecimento. 5. ed. Tradução por Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2015.

______. O método 4: As ideias. Porto Alegre: Sulina, 1998.

______. O Método 5: A humanidade da humanidade. Porto Alegre: Sulina, 2002.

______. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.

______. Meus demônios. São Paulo: Bertrand Brasil; 1993.

______. O cinema ou o homem imaginário. São Paulo: É Realizações, 2014.

______. O cinema ou o homem imaginário. São Paulo: É Realizações, 2014.

______. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 22. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.

______. A morte e a ferramenta. In: O homem e a morte. Tradução de Cleone Augusto Rodrigues. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1997. p. 91-106.

______. Epistemologia da tecnologia. In: Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

______. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2000.

______. Amor, poesia, sabedoria. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

______. O enigma do homem: para uma nova antropologia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.

MORIN, Edgar; CIURANA, Emílio-Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2003.

MORIN, Edgar; KERN, Anne Brigitte. Terra-Pátria. Porto Alegre: Sulina, 2000.

OLIVEIRA, Juliana Michelli da Silva; ALMEIDA, Rogério de. As máquinas de complexidade: diálogo com Edgar Morin. Educ. Pesqui. São Paulo, v.45, e201945002002, 2019. Disponível em: . Acesso em 27 Mai. 2020. Epub Sep 16, 2019. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945002002.

QUEM é Edgar Morin? Disponível em:< http://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/4631-quem-e-edgar-morin>. Acesso em 27 de mai. 2020.

SANTOS, Silvana Sidney Costa; HAMMERSCHMIDT, Karina Silveira de Almeida. A complexidade e a religação de saberes interdisciplinares: contribuição do pensamento de Edgar Morin. Rev. bras. enferm., Brasília , v. 65, n. 4, p. 561-565, ago. 2012 . Disponível em: . Acesso em 27 de mai. de 2020. https://doi.org/10.1590/S0034-71672012000400002.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

ROSNAY, Joel de. Conceitos e operadores transversais. In: MORIN, Edgar. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. p. 493-499.
Publicado
2021-08-10