O ENSINO DO SLACKLINE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DA PEDAGOGIA DA EXPERIÊNCIA DE BONDÍA: UMA EXPERIÊNCIA POSSÍVEL?

  • George Ivan da Silva Holanda Universidade Estadual de Goiás (UEG) https://orcid.org/0000-0002-4671-7555
  • Jane Vanuza Lasch Instituto Federal Goiano (IFG)
  • Rodrigo Francisco Dias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)
Palavras-chave: Educação Física. Experiência. Slackline.

Resumo

A Educação Física configura-se como um componente curricular que se propõe a tematizar uma gama de práticas corporais no interior da escola. Para tanto, é necessário que o professor utilize abordagens pedagógicas que lhe deem subsídio teórico/metodológico para tal intento. Dentro disso, apresentamos uma proposição para o ensino das práticas corporais de aventura tendo como princípio norteador a Pedagogia da experiência, do filósofo da Educação Jorge Larrosa Bondía. A partir dessa proposição, apresentamos um relato de uma experiência pedagógica com o ensino do slackline, ocorrida em uma turma de escolares do ensino médio, orientada pelas dimensões formativas do par categorial experiência/sentido.

Biografia do Autor

George Ivan da Silva Holanda, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Mestrando na Universidade Federal de Goiás-UFG. Pós-graduado em docência para Educação Inclusiva. Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás. Atualmente é professor PIII da Secretaria Municipal de Educação de Jataí/GO. 

Jane Vanuza Lasch, Instituto Federal Goiano (IFG)

Especialização em Docência com Ênfase na Educação Inclusiva pelo IFMG. Graduação em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Jatai (2009). Graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2014). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito. Professor do nível superior educação Profissional e Tecnológica pelo Programa Bolsa Futuro do Estado de Goias

Rodrigo Francisco Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestrado em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduação em História (2011). Membro do NEHAC - Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura. 

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Publicado
2021-12-16
Seção
Relatos de Experiência