ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NA SEGUNDA ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este artigo baseia-se na observação de 22 aulas de Língua Portuguesa em turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no interior de Alagoas. O objetivo foi identificar as dificuldades docente referentes ao trabalho com a leitura e a produção escrita dos alunos, bem como o interesse, participação e aprendizagem discente durante o referido processo. Identificou-se, portanto, um número bastante reduzido de atividades que buscassem envolver a turma com a leitura e produção do texto escrito, além do desinteresse dos alunos pelas referidas práticas. Constatou-se a necessidade basilar de o professor priorizar aulas que visem ao envolvimento do aprendiz com o texto escrito e, consequentemente, conduzi-lo ao interesse pela diversidade de gêneros textuais escritos que circulam no espaço escolar e além dele. As discussões apresentadas ancoram-se nas teorias de Koch e Elias (2018), Marcuschi (2008), Antunes (2007; 2009), Schneuwly e Dolz (2010), entre outros.
Referências
Antunes, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1997.
BAZERMAN, Charles. Agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2006.
BNCC PRÁTICA: Aprenda tudo sobre as competências gerais. Associação Nova Escola.
CHIAPPINI, Lígia. A circulação de textos na escola: um projeto de formação-pesquisa. In: CHIAPPINI, Lígia. Aprender e ensinar com textos de alunos. São Paulo: Cortez, 2001.
GERALDI, João Wanderley. A presença do texto em sala de aula. In: Lingua(gem), texto, discurso: entre a reflexão e a prática. Editora Lucerna Vol. 1, 2006.
GERALDI, João Wanderlei. Da redação à produção de textos. In: CHIAPPINI, Lígia. Aprender e ensinar com textos de alunos. São Paulo: Cortez, 2001.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2018.
LIMA, Sandra Araújo. A crônica e a prática escolar de leitura e o ensino médio, Maceió 2012. Dissertação de Mestrado em Educação Brasileira - do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
ROJO, Roxane; CORDEIRO, Glaís Sales. Apresentação-Gêneros orais e escritos como objetos de ensino: Modo de pensar, modo de fazer. In: SCHNEUWLY; Bernard; DOLZ, Joaquim et al. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
SAUTCHUK, Inez. A produção dialógica do texto escrito: um diálogo entre escritor e leitor interno. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares- das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY; Bernard; DOLZ, Joaquim et al. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).