TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA AMAZÔNIA

Palavras-chave: THC. Geografia escolar. Ensino-aprendizagem. Formação docente. Bioma Amazônia.

Resumo

“Teoria Histórico-Cultural e suas contribuições no Ensino de Geografia na Amazônia” discute, no contexto da Geografia Escolar, a abordagem Histórico-Cultural, pautada no materialismo histórico-dialético, sua contribuição para a análise e compreensão da realidade, e sua consequente construção/apropriação dos conceitos geográficos pelos alunos do ensino básico referente à construção do conceito de bioma Amazônia. Para tanto, partiu-se de uma revisão de literatura sobre os temas, Teoria Histórico-Cultural e Geografia Escolar, buscando articulá-los, a fim de, através da leitura e interpretação da realidade, proporcionar um caminho metodológico de ensino-aprendizagem capaz de instrumentalizar professores e alunos na construção do conhecimento contextual e autônomo.

Biografia do Autor

Jones Godinho, UFAM - Universidade Federal do Amazonas

Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM). Licenciado em Geografia. Professor na Faculdade La Salle Manaus. 

Iolete Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Doutora e Mestre em Psicologia. Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas, Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAM) e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI/UFAM). 

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Publicado
2021-08-27
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos