REFLEXÕES SOBRE O LAÇO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA À LUZ DA CONDICIONALIDADE DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM ARAGUAÍNA/TO

Palavras-chave: Programa Bolsa Família. Laço. Família-Escola.

Resumo

Em um país que apresenta tantas desigualdades sociais como o nosso, acredita-se que a educação represente um pilar importante na busca de sanar algumas disparidades. Igualmente, entende-se que políticas públicas promovidas pelo Estado se tornam ainda mais imprescindíveis para mitigar problemas educacionais como evasão e atraso escolar e as altas taxas de analfabetismo da população. Nesse sentido, buscamos realizar reflexões sobre o modo como se constitui o “laço” entre a família dos estudantes e escola pública à luz da condicionalidade educacional presente no dispositivo da Lei 10.836/2004, que preconiza o programa de transferência de renda Bolsa Família. Metodologicamente, este escrito coloca-se como uma análise qualitativa de cunho bibliográfico sobre os aspectos que envolvem a relação entre as duas instituições, usando Araguaína/TO como exemplo. Acreditamos que quanto mais estreito for esse laço, melhores resultados serão alcançados na iminência dos objetivos educacionais e de capacitação para o desenvolvimento pessoal.

Biografia do Autor

Marcela Pereira Lima Teles, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora efetiva da rede estadual de ensino do Tocantins. 

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-Doutor pela Universidade de Brasília – UnB/POSLIT. Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) e da Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL). 

João de Deus Leite, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É Professor Adjunto na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Linguagem e Subjetividade (GELS). Estágio sanduíche no exterior durante o doutorado, no Instituto Politécnico de Leiria (IPL). 

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Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos