REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO MACHADINHA/QUISSAMÃ/RJ
Resumo
Apresentamos um relato de experiências acerca da implementação da Educação Escolar Quilombola na Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Azevedo, situada no Quilombo Machadinha, em Quissamã/RJ, tendo como foco as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Para isto, exibiremos o contexto histórico das comunidades quilombolas no Estado do Rio de Janeiro, situando o Quilombo Machadinha. Trazemos passos para implementação das Diretrizes na referida escola, priorizando o encontro de Formação realizado em abril, deste. Apontamos as metas para darmos prosseguimento a parceria já estabelecida entre a Secretaria de Educação do Município de Quissamã, a escola e a comunidade, a fim de termos uma proposta curricular que contemple uma Educação Escolar efetivamente Quilombola. A opção metodológica foi pela pesquisa-ação, pela estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo, no qual pesquisadores e participantes representativos da situação estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo (THIOLLENT, 1986).
Palavras-chave: Educação; Escola; Quilombo; Diretrizes.
Referências
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