A ESCOLA PÚBLICA EM BREVES NO MARAJÓ: SEUS OBJETOS, HISTÓRIAS E MEMÓRIAS EDUCATIVAS

Palavras-chave: Escola. Cultura material escolar. Patrimônio. Paisagem cultural.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre a história da escola pública em Breves, arquipélago de Marajó, estado do Pará, a partir da memória e da cultura material da Escola Municipal Dr. Lauro Sodré, no período de 1943 a 2000. A metodologia está pautada na História Oral Temática e na Pesquisa Documental. Entre os resultados, identificam-se três momentos que demarcam a história dessa escola, definidos pelo lugar físico-arquitetônico ocupado, bem como pela materialidade produzida e usada por alunos, professores e funcionários no período estudado. Conclui-se que esta materialidade e as memórias definidas de patrimônio educativo revelam ser a Escola Dr. Lauro Sodré marco de referência do processo educacional desenvolvido em Breves. E a configuração do espaço físico-arquitetônico ocupado por esta escola (incluindo dois prédios) contribui para a formação da paisagem cultural da cidade, assim como indica ser o espaço escolar fruto de discurso produzido pelo poder público.

Biografia do Autor

Eliane Miranda Costa, Universidade Federal do Pará

Doutora em Antropologia. Docente da FECH do Campus Universitário do Marajó-Breves, Universidade Federal do Pará (UFPA).

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Publicado
2020-08-18