LEVANTAMENTO DAS INTERCORRÊNCIAS À SAÚDE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE AUGUSTINÓPOLIS, TOCANTINS

Palavras-chave: Profissional da Educação. Saúde do Trabalhador. Desenvolvimento.

Resumo

No ambiente de trabalho existem diversos determinantes interferentes à saúde do trabalhador. Estes são potenciais condicionantes ao enfrentamento de morbidades e adversidades ocupacionais, sendo o trabalhador da educação veemente associado a essa problemática. O artigo objetiva evidenciar as principais intercorrências acometidas à saúde dos profissionais da educação básica de uma escola pública de Augustinópolis, TO. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa e de cunho documental, que utilizou os dados do relatório anual de atestados médicos dos servidores de janeiro a fevereiro de 2019 da instituição estudada. A pesquisa mostrou que aproximadamente 50% dos profissionais foram submetidos a algum tipo de assistência médica, destes, 68,87% eram professores e 31,03% profissionais do setor administrativo. Diante dos resultados considera-se fundamental a implementação de políticas assíduas voltadas à saúde dos profissionais da educação, bem como a sensibilização dos atores sociais e políticos na reversão do cenário no qual a educação debruça-se.

Biografia do Autor

Milka Brasil Costa Sousa, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Mestranda em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA). Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Quésia Postigo Kamimura, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Docente do programa de Pós-graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela UNITAU. Pós- doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté. 

Adriana Leônidas de Oliveira, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Docente do programa de Pós-graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela UNITAU. Pós- doutorado em Administração pela Fundação de Getúlio Vargas- Escola de Administração de Empresas de São Paulo- FGV/EAESP. Doutora e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC).  Especialista em Psicomotricidade pela UNITAU e Graduada em Psicologia pela UNITAU. 

Marilsa de Sá Rodrigues, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Docente do programa de Pós-graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela UNITAU. Doutora e Mestre em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

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Publicado
2022-06-06