COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES: UM ESTUDO COM COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM PALMAS – TO
Resumo
As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) já se fazem presentes nos processos educacionais de ensino e aprendizagem, sendo indispensável que os autores envolvidos no processo possuam competências para utilizá-las de forma produtiva. O objetivo deste estudo foi analisar as competências digitais de 408 docentes que lecionam para a educação básica (Ensino Fundamental e Médio) em 18 escolas públicas municipais e estaduais no município de Palmas, Tocantins. Através de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, tendo como definição da amostra o método probabilístico do tipo estratificado. Para a investigação utilizou-se a aplicação de survey, via plataforma Google Docs, tendo como instrumento de coleta de dados uma autoavaliação baseada no questionário DigCompEdu - Digital Competence Framework for Educators, desenvolvido pelo Serviço de Ciência e Conhecimento da Comissão Europeia (EU Science Hub). Concluídas as análises verificou-se que a maior parte dos docentes apresentou como resultado o nível B1-Integrador.
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