SOBRE A INDISSOCIABILIDADE DA TRÍDE PESQUISA-ENSINO-EXTENSÃO NA ÁREA DE LETRAS: A CONTRIBUIÇÃO DO PET-LETRAS/UFPE

Palavras-chave: PET-Letras. Compromisso social. Efeito multiplicador.

Resumo

Este trabalho, cuja metodologia possui caráter qualitativo, interpretativo e descritivo-etnográfico, tem como objetivo descrever acerca das atividades do Programa de Educação Tutorial (PET) dos cursos de Letras-Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) durante seus dez anos, especificando a influência e relevância de seus projetos de pesquisa, ensino e extensão no meio acadêmico e na comunidade visto seu intuito de fomentar melhorias nas lacunas curriculares do curso de Letras, em especial os cursos de licenciatura, e de contribuir para a formação de discentes e docentes mais humanizados e capazes de atuar de modo mais eficaz e crítico em sua área e em sua comunidade, a fim de dirimir as disparidades sociais.

Biografia do Autor

Marcelo Amorim Sibaldo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas. Professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco. 

Milena Corrêa Gambôa da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Letras – Licenciatura em Português pela Universidade Federal de Pernambuco. 

Rayana Rezende Gomes Demétrio de Vasconcelos Barros, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Letras – Licenciatura em Português pela Universidade Federal de Pernambuco. 

Referências

ALVES, L.F. et al. Políticas públicas voltadas para a inclusão social de surdos. Destaques Acadêmicos, Lajeado, v. 9, n. 2, p. 149-162, 2017. Disponível em: . Acesso em 24 de julho de 2019.
BARDAGI, Marucia Patta; HUTZ, Claudio Simon. Eventos estressores no contexto acadêmico: uma breve revisão da literatura brasileira. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 15, n. 1, out. 2011. ISSN 1981-8076. Disponível em: . Acesso em: 22 de julho de 2019.
BARROS, R.; QUEIROZ, G. A relevância dos cursos ofertados pelo PET Letras na formação inicial e continuada. Mimeo, 2019.
BRANDTNER, Maríndia; BARDAGI, Marucia. Sintomatologia de depressão e ansiedade em estudantes de uma universidade privada do Rio Grande do Sul. Rev. Interinst. Psicol., Juiz de fora , v. 2, n. 2, p. 81-91, dez. 2009. Disponível em . Acesso em 22 de julho de 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Manual de Orientações Básicas – PET. 2002. Disponível em: . Acesso em: 19 de julho de 2019.
BUNZEN, Clecio; SUASSUNA, Lívia. O PET-Letras da UFPE: uma rede de ações pelo fortalecimento da licenciatura. In: FACUNDES, Vera et al (Orgs.). Programa de Educação Tutorial na Universidade Federal de Pernambuco: trajetórias e diversidades. EdUFPE: Recife, 2019. p. 119-141.
CARVALHO, C. R. et al. O Programa de educação tutorial (PET) no contexto da crise econômica brasileira. Revista Extensão em Foco, nº 15, Jan/ Jul, p. 28 – 45, 2018.
FREIRE. Paulo. Pedagogia da autonomia. 43. Ed. Paz e Terra. São Paulo, 2011.
LEITE, P.H. et al. Programas de educação pelo trabalho e tutorial: diferentes enfoques dos grupos ‘PET’ no Brasil. Medicina [Portal de Revistas da USP], Ribeirão Preto, v. 49, n. 4, p. 381-387. Disponível em: . Disponível em: 19 de julho de 2019.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2015.
GONÇALVES, Nadia. Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário. Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 1229 - 1256, set./dez. 2015.
NUNES, A.L. P. F.; SILVA, M. B. C. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade, v. Ano IV, p. 119-133, 2012.
SANTOS, M. P. Contributos da extensão universitária brasileira à formação acadêmica docente e discente no século XXI: um debate necessário. Revista Conexão UEPG, v. 6, p. 10-15, 2010.
SIBALDO, Marcelo A. Ensino de Línguas na Educação Básica e na Educação Superior: o Efeito Multiplicador do PET. In: SOUZA, D.; FARIA, N.; VERÇOSA, V. (Orgs.). Caleidoscópio através das letras. EdUFAL: Maceió, 2013. p. 369-379.
Publicado
2021-08-26
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos