A HISTÓRIA EM CONSTANTE PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO

Palavras-chave: História. Ensino de História. Teoria da História.

Resumo

O artigo discute o processo de transformação social da História através das proposições teórico-metodológicas que surgiram com os conceitos de consciência histórica, aprendizagem histórica e didática da história. Tem como objetivo compreender os impactos das transformações sociais na concepção de História. A metodologia do trabalho é de cunho qualitativo. O referencial teórico é embasado em Rüsen(2010), Schmidt(2011), Cerri(2001), Saddi(2010), dentre outros. Nas reflexões perpassam a importância e o sentido social das transformações na História e a necessidade do diálogo com o tempo presente.

Biografia do Autor

André Brasil da Silva, SEMED

Graduado em História pela UEMA. Mestre em Ensino de História pela UFT. Professor da rede municipal (SEMED) de Barra do Corda-MA. Técnico de Laboratório de Informática do IFMA.

Luiz Carlos Rodrigues da Silva, Secretaria de Estado de Educação do Maranhão Seduc.

Graduado em História pela UEMA. Mestre em Educação pela UPAP. Mestrando em Ensino de História pela UFT. Doutorando em Educação pela UAA. Professor de História da Rede Estadual -SEDUC (MA) em Barra do Corda-MA.

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Publicado
2020-08-18