O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NA 3° SÉRIE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE ARAGUATINS – TO
Resumo
Criada pelo Governo Federal, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada, exclusivamente, aos jovens e adultos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada. Neste sentido, buscamos apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em um Colégio Estadual, na Cidade de Araguatins, Estado do Tocantins, em torno do ensino e aprendizado de Língua Portuguesa, especialmente, na modalidade EJA. O objetivo central deste trabalho foi refletir sobre como os professores têm trabalhado a Literatura, Gramática, Leitura e Escrita em sala de aula com seus respectivos alunos. Paralelamente, almejamos ainda investigar se os alunos que concluem o ensino básico nessa modalidade saem capacitados à leitura, escrita e compreensão de textos em situações que permeiam a sociedade. Bibliograficamente, analisamos também os documentos oficiais que regem a educação no Brasil a respeito de tal abordagem. Optamos por realizar um estudo bibliográfico, de cunho indutivo, explicativo e dedutivo. Além disso, metodologicamente, no apropriamos do método quanti-qualitativo de pesquisa, a fim de analisar o ensino e aprendizagem de uma escola que oferta a EJA dentro da cidade de Araguatins – TO e quantificar tais resultados, por meio de pesquisas de campo com alunos e professores atuantes desse ensino.
Referências
_______________. Gramática Contextualizada: limpando ‘o pó dos ideais simples’, 1ª ed. – São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 1995.
BRASIL. Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Brasília : MEC/SEF, 1997.
________. Ministério da Educação, Educação Jovens e Adultos, Proposta Curricular para o 1° segmento do ens. Fundamental, 1999.
_______, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília, 2010.
_______, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 2005. Disponível em: https://www2.senado.leg.br › bdsf › bitstream › handle › id. Acesso em: outubro de 2019.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística. 10ª edição. São Paulo: Ed. Scipione, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 17ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. Educação de Jovens e Adultos: teoria, prática e proposta – São Paulo: Cortez, 2011
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projeto de Pesquisa, 4ª ed. – São Paulo: Atlas, 2002.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa tipos fundamentais, Revista de Administração de Empresas, São Paulo, 1995, v. 35, n.3, p. 20 à 29.
KLEIMAN, A. Oficina de Leitura: teoria e prática – 4ª Ed. – Campinas, SP: Pontes: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1996.
NASCIMENTO, Sandra Mara. Educação de Jovens e Adultos EJA, na visão de Paulo Freire, Paranavaí, 2013. Disponível em: repositorio.roca.utfpr.edu.br › bitstream › MD_EDUMTE_2014_2_116, Acesso em: Outubro de 2019.
PEREIRA, Eléser Sales. O Método Indutivo. Rev. Cient. Fac. Lour. Filho – v.5, n.1, 2007.
SÃO PAULO, Secretária Municipal de Educação. Orientações didáticas: Alfabetização Letramento – EJA e MOVA / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME / DOT, 2008.
SILVA, João Alberto da. O sujeito psicológico e o tempo da aprendizagem. In: Cadernos de Educação. Pelotas, RS, p. 229 - 250, jan./abr. 2009. Disponível em: file:///C:/Users/nayan/Downloads/1733-2358-1-PB%20(1).pdf Acesso em: novembro de 2019.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica, 1999.
TOCANTINS, Governo Estadual. Proposta Curricular – Educação De Jovens E Adultos – versão preliminar. Secretaria de Educação e Cultura, 2009.
__________, Governo do Estado. Diagnóstico da EJA Tocantins, Fórum Permanente de Educação de Jovens e Adultos do Tocantins Coordenação, 2008.
UNESCO. Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: lições da prática,
Brasília: 2008.
VEIGA, I.P.A. et al. Lições de didática. São Paulo: Papirus, 2006.
VITA, J.G; LUCHESE, T.A. A sala de aula da EJA, um lugar de relações. [s.l], 2013.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).