PRÁTICAS DE LEITURA NA ESCOLA: A POESIA E OUTRAS LINGUAGENS

Palavras-chave: Práticas de Leitura. Poesia. Outras Linguagens.

Resumo

Este texto aventa a apresentação de uma proposta de trabalho com a prática de leitura na Educação Básica, relatando uma experiência com a leitura de poemas e registros artísticos em outras linguagens, em uma turma de 1º ano do Ensino Médio da rede pública de ensino, em uma cidade do noroeste do Paraná, com foco no tema da produção de poetas e artistas de minorias, mulheres, negros e indígenas. A partir da apresentação da fundamentação teórica e metodológica que embasou a proposta e os procedimentos da prática, da análise quali-interpretativista da atuação dos/das estudantes no desenvolvimento das atividades propostas ao longo da unidade, observamos: a) a discussão acerca da exclusão de autoras/es mulheres, negros, indígenas propiciou o desenvolvimento de posicionamento crítico dos/das estudantes em relação à problemática; b) ser possível o trabalho com as relações interartísticas nas aulas de Língua Portuguesa.

Biografia do Autor

Cleber da Silva Luz, UNESPAR

Mestrando em Letras, Universidade Estadual de Maringá (UEM). Lattes: 

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Publicado
2021-07-16
Seção
Relatos de Experiência