IFTO, CULTURA E COMUNIDADES INDÍGENAS: INTERCÂMBIO PARA A CONSTRUÇÃO DE SABERES

  • Márcia Moreira Custódio Instituto Federal do Tocantins Campus Avançado Formoso do Araguaia http://orcid.org/0000-0001-9168-6367
  • Francisco Welton Silva Rios Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Avançado Formoso do Araguaia

Resumo

Este relato tem como objetivo apresentar experiências de atividades extensionistas do Instituto Federal do Tocantins Campus Avançado Formoso do Araguaia, desenvolvidas em duas aldeias indígenas javaé da Ilha do Bananal (TO), envolvendo servidores e alunos dos Cursos Técnico Concomitante em Informática e em Agricultura do IFTO e a população indígena da aldeia Canuanã e da Aldeia Boa Esperança. Objetivando promover a reflexão sobre os aspectos identitários do formosense, por meio dessa troca de experiências, vivenciamos o cotidiano indígena, conhecendo práticas culturais, forma de interação e o processo educacional.

Biografia do Autor

Márcia Moreira Custódio, Instituto Federal do Tocantins Campus Avançado Formoso do Araguaia
Doutoranda em Letras – Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Tocantins Campus Avançado Formoso do Araguaia.
Francisco Welton Silva Rios, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Avançado Formoso do Araguaia
Bibliotecário-Documentalista. Especialista em Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Trabalho como bibliotecário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins no Campus Avançado Formoso do Araguaia. Tenho experiência em normalização de trabalho técnico-científicos e livros e obras raras.

Referências

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Publicado
2017-11-07