PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: VOZES DE DISCENTES E DOCENTES

Palavras-chave: Afetividade. Mediação. Permanência escolar.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a relação professor e aluno, bem como suas implicações para os processos de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e adultos. No que se refere aos aspectos metodológicos, a pesquisa de natureza qualitativa, caracteriza-se como Estudo de Caso. Os instrumentos para a construção dos dados foram: observações e entrevistas semiestruturadas.  Os participantes da pesquisa foram estudantes do primeiro segmento da EJA e uma pedagoga que atuava nessa modalidade de ensino no ano de 2019. A técnica para análise dos dados foi a Análise de Conteúdo por meio da inferência e organização em categorias. As análises mostraram as contribuições da afetividade como mediadora do conhecimento, bem como os impactos da relação professor-aluno e aluno-aluno no acesso, permanência, participação e aprendizagem na EJA. Conclui-se, por tanto, que um bom relacionamento entre professores e alunos corrobora para a permanência escolar, bem como desejo e motivação para aprenderem.

Biografia do Autor

Isabelle Emily Ferreira de Souza Tavares, UFRN

Doutorado em Educação. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Gessica Fabiely Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Pedagoga pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado
2020-07-07