REFLEXÕES SOBRE O TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E LÍNGUA PORTUGUESA (TILSP) E SUA IDENTIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Palavras-chave: Tradutor e Intérprete de Libras-Língua Portuguesa (TILSP). Acessibilidade Linguística. Educação de Surdos.

Resumo

No cenário atual da educação de surdos, o profissional Tradutor Intérprete de Libras - Língua Portuguesa (TILSP) exerce significativa importância, não como um agente voluntário ou assistencialista, como ocorria no passado, mas como um agente que promove acessibilidade linguística ao sujeito surdo. Esta pesquisa, classificada como bibliográfica e documental (GIL, 2002), tem por objetivo refletir sobre a formação e a atuação desse profissional, sobretudo no contexto educacional, com base em documentos legais como o Decreto de Libras (BRASIL, 2005), a Lei do Intérprete (BRASIL, 2010), e em pesquisas sobre a temática da educação de surdos e de acessibilidade linguística, dentre elas, Lacerda (2002; 2010), Quadros (2004), Marques (2007), Sá e Machado (2017). Os resultados deste estudo apontam para a necessidade de investimentos na formação e na valorização do tradutor e intérprete, de modo que aprendizes surdos, principalmente os incluídos nos contextos escolares, possam ser contemplados em seus direitos linguísticos.

Biografia do Autor

Cleudes Moreira de Jesus Alves, INES

Licenciada em Pedagoga (INES). 

Márcia Valéria L S Rodrigues, INES

Licenciada em Pedagogia (INES). 

Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC SP). Instituto Nacional de Educação de Surdos/INES. 

Roseni Maciel Couto, Secretaria de Educação de Belford Roxo

Mestra em Diversidade e Inclusão (UFF), Secretaria de Educação de Belford Roxo. 

Referências

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Publicado
2021-07-13