INTERLOCUÇÕES NARRATIVAS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE UM ALUNO SURDO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA

Português

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Biologia. Narrativas. Aluno Surdo. Libras.

Resumo

Este trabalho, de natureza qualitativa, propõe uma investigação acerca do processo de ensino-aprendizagem de um aluno surdo na disciplina de Biologia. Alicerçado teórico-epistemologicamente pela Pesquisa Social Interpretativa Alemã, principalmente, nas contribuições do sociólogo Fritz Schütze (2014) acerca de narrativas, propôs-se entrevistar um professor de Biologia, um Intérprete de Libras e um aluno surdo do IFRN/Campus Macau. Discute-se a surdez a partir dos documentos legais e dos paradigmas sobrenatural, clínico-terapêutico e socioantropológico sobre a pessoa surda. Nas entrevistas, adotou-se o método proposto por Schütze, a entrevista narrativa, deslocando-o para a pesquisa com pessoas surdas. Os resultados apontam para o estudo das narrativas como uma metodologia significativa para a compreensão de processos cognitivos de alunos surdos, registrando a dificuldade de tradução de conceitos da Biologia, além da criação de simbologias biológicas, para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, o que demanda uma formação continuada, bem como planejamento colaborativo entre professor e intérprete.

Biografia do Autor

João Marcos Barros Bezerra , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN

Licenciado em Biologia e Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN. 

Efraim de Alcântara Matos, IFCE - Campus Cedro

Graduado e Mestre em Matemática pela Universidade Federal Rural do Semi-Àrido – UFERSA; Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. 

Demóstenes Dantas Vieira, IFRN

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Pernambuco – UFPE; Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN; Professor-pesquisador realizando Estágio Pós-Doutoral pelo Programa de Pós-Graduação em História – PPGH oferecido pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. 

Carlos Magno Oliveira Júnior, IFAM

Doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal Rural do Semi-Àrido – UFERSA; Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM. 

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Publicado
2021-07-13