WHATSAPP NA EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS: UMA MEDIAÇÃO NO APRENDIZADO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Palavras-chave: Surdez. Letramento. Tecnologia da comunicação e informação. Educação inclusiva. WhatsApp e Língua Portuguesa para surdos.

Resumo

Esse estudo teve como objetivo analisar a viabilidade do uso da ferramenta WhatsApp no ensino da Língua Portuguesa para estudantes surdos. Para tanto, utilizamos a metodologia da pesquisa-ação de natureza qualitativa, e método netnográfico. Assim, realizamos uma oficina de formação de professores de Língua Portuguesa, de uma escola pública municipal, localizada na cidade de Itabuna-Ba, com o objetivo de instrumentalizar professores de Língua Portuguesa para o trabalho com o WhatsApp na educação de surdos. Os dados reuniões com professores, foram analisados à luz do conhecimento científico produzido por expoentes internacionais da área da pedagogia, psicologia, educação inclusiva, cibercultura e multiletramentos. A partir das análises, concluímos que esse estudo, contribuiu de forma positiva para problematizar a formação docente frente ao desafio de ensinar em contexto inclusivo, sob uma perspectiva da educação bilíngue, considerando o cenário da era da informação.

Biografia do Autor

Wolney Gomes Almeida, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutor em Educação (Linha de pesquisa: Educação e Diversidade) pela Universidade Federal da Bahia - UFBA; Estágio de Pós-Doutoramento em Educação Especial pela Universidade do Minho (Portugal); Mestre em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz -UESC. 

Gilmara Borges Santana, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Possui graduação em Letras - Espanhol pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2004). Atualmente é professora regente - Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguagens e Códigos e suas tecnologias. Mestranda do Profletras - Mestrado Profissional em Letras (2017-2019).

 

Referências

AMARAL, Adriana; NATAL, Geórgia; VIANA, Lúcia. Netnografia como Aporte Metodológico da Pesquisa em Comunicação. Famecos/PUCRS, nº20. Dezembro, 2008. Porto Alegre: Comunicação Cibernética.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Salto para o Futuro: Educação Especial: Tendências Atuais. Brasília, SEED, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: adaptações curriculares. Secretaria de Educação Especial. Brasilia: MEC/SEF/SEESP, 1998.

CARVALHO, Maria Cecília M. de. Construindo o saber – Metodologia Científica: Fundamentos e Técnicas. Campinas-SP: Papirus, 1989.

CORDOVA, Bianca Corrijo.; TACCA, Maria C. V. R. O intérprete de Língua de Sinais e a Ação Pedagógica no Processo de Aprendizagem do Sujeito Surdo. In: MARTÍNEZ, Albertina M.; TACCA, Maria C. V. R. (Orgs.) Possibilidades de Aprendizagem: Ações Pedagógicas para Alunos com Dificuldade e Deficiência. Campinas-SP: Alínea, 2011. p. 209-235.

DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLLY, Bernard. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

FÁVERO, Eugênia A. Gonzaga. O direito à diferença na igualdade de direitos. In. MANTOAN, Maria Teresa Eglér. (Org.) O Desafio das Diferenças nas Escolas. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2008. p. 16-28

GESUELI, Zilda Maria. A Escrita como Fenômeno Visual nas Práticas Discursivas de Alunos Surdos. In: KARNOPP, Lodenir Becker; PEREIRA, Maria C. da Cunha. LODI, Ana C. B.; MÉLO, Ana Dorziat Barbosa de. FERNANDES, Eulália. (Orgs.) Letramento, Bilinguismo e Educação de Surdos. Porto Alegre: Mediação, 2015. p. 173-186

GÓES, Maria Cecília Rafael de; TARTUCI, Dulcéria. Alunos Surdos e Experiências de Letramento. KARNOPP, Lodenir Becker; PEREIRA, Maria C. da Cunha. LODI, Ana C. B.; MÉLO, Ana Dorziat Barbosa de. FERNANDES, Eulália. (Orgs.) Letramento, Bilinguismo e Educação de Surdos. Porto Alegre: Mediação, 2015. p. 289-301.

KARNOPP, Lodenir Becker; PEREIRA, Maria C. da Cunha. LODI, Ana C. B.; MÉLO, Ana Dorziat Barbosa de. FERNANDES, Eulália. (Orgs.) Letramento, Bilinguismo e Educação de Surdos. Porto Alegre: Mediação, 2015. p. 125- 134.

KARNOPP, Lodenir Becker. Práticas de Leitura e Escrita Entre os Surdos. LODI, Ana C. B.; MÉLO, Ana Dorziat Barbosa de. FERNANDES, Eulália. (Orgs.) Letramento, Bilinguismo e Educação de Surdos. Porto Alegre: Mediação, 2015. p. 153-172.

KELMAN, Celeste Azulay. Significação e Aprendizagem do Aluno Surdo. In: MARTÍNEZ, Albertina M.; TACCA, Maria C. V. R. (Orgs.) Possibilidades de Aprendizagem: Ações Pedagógicas para Alunos com Dificuldade e Deficiência. Campinas-SP: Alínea, 2011. p. 175-202.

KELMAN, Celeste Azulay. Multiculturalismo e Surdez: Respeito às Culturas Minoritárias. In: LODI, Ana C. B.; MÉLO, Ana Dorziat Barbosa de. FERNANDES, Eulália. (Orgs.) Letramento, Bilinguismo e Educação de Surdos. Porto Alegre: Mediação, 2015. p. 49-70.

KLEIMAN, B.; SEPULVEDA, C. Oficina de gramática: metalinguagem para principiantes. Campinas, São Paulo: Pontes, 2014.

LACERDA, C. B. F.; SANTOS, L. F. Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à libras e educação de surdos. 1. ed. São Carlos: EDUFSCar, 2013. v. 1. 254p.

LEFFA, Vilson. Redes Sociais: ensinando línguas como antigamente. In: ARAÚJO, Júlio; LEFFA, Vilson. (Orgs) Redes Sociais e Ensino de Línguas: o que temos de aprender. São Paulo: Parábola, 2016. p. 137-153

LIMA, Niédja M. Ferreira de. Inclusão Escolar de Surdos: o Dito e o Feito. KARNOPP, Lodenir Becker; PEREIRA, Maria C. da Cunha. LODI, Ana C. B.; MÉLO, Ana Dorziat Barbosa de. FERNANDES, Eulália. (Orgs.) Letramento, Bilinguismo e Educação de Surdos. Porto Alegre: Mediação, 2015. p. 303-332.

LOBATO, Huber Kline Guedes; FARO, Rubens Alexandre de Oliveira; OLIVEIRA, Renata Moreira. O Uso do WhatsApp como Prática Sociointeracionista e Espaço de Aproximação Entre Surdos e Ouvintes. In: PORTO, Cristiane; OLIVEIRA, Kaio Eduardo; CHAGAS, Alexandre (Orgs.). WhatsApp e Educação: entre mensagens, imagens e sons. Salvador: EDUFBA&EDITUS, 2017. p. 69-84

LUCENA, Simone; OLIVEIRA, Arlene Araújo Domingues; JÚNIOR, Gilson Pereira dos Santos. A Web 2.0 e os Softwares Sociais: Outros EspaçosTempos Multirreferências de Formação na Iniciação à Docência. PORTO, Cristiane; OLIVEIRA, Kaio Eduardo; CHAGAS, Alexandre (Orgs.). WhatsApp e Educação: entre mensagens, imagens e sons. Salvador: EDUFBA&EDITUS, 2017. p. 257-274

MARCHUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MOURA, Débora R. Libras e Leitura de Língua Portuguesa para Surdos. Curitiba: APPRIS, 2015.

PARADA, Eloá Azzena. TICs na Escola: Balanço de Teses e Dissertações. Curitiba: Appris. 2016.

PORTO, Cristiane; OLIVEIRA, Kaio Eduardo; ALVES, André Luiz. Expansão e Reconfigurações das Práticas de Leitura e Escrita por Meio do WhatsApp. In: PORTO, Cristiane; OLIVEIRA, Kaio Eduardo; CHAGAS, Alexandre (Orgs.). WhatsApp e Educação: entre mensagens, imagens e sons. Salvador: EDUFBA&EDITUS, 2017. p. 113-128.

RAAD, Ingrid Lilian Fuhr; TUNES, Elizabeth. Deficiência como Iatrogênese. MARTÍNEZ, Albertina M.; TACCA, Maria C. V. R. (Orgs.) Possibilidades de Aprendizagem: Ações Pedagógicas para Alunos com Dificuldade e Deficiência. Campinas-SP: Alínea, 2011. p. 15-45.

SADEK, Maria Tereza. Judiciário e Arena Pública: um olhar a partir da ciência política. In: GRINOVER, Ada Peligrini; WATANABE, Kazuo. O Controle Jurisdicional de Políticas Públicas. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2012. P. 1-37.

SAMPIERE, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernandez; LUCIO, Maria del Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. São Paulo: Penso: 2013.

TESKE, Ottmar. Surdos: Um Debate sobre Letramento e Minorias. In: LODI, Ana C. B.; MÉLO, Ana Dorziat Barbosa de. FERNANDES, Eulália. (Orgs.) Letramento, Bilinguismo e Educação de Surdos. Porto Alegre: Mediação, 2015. p. 25-48

VYGOSTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Publicado
2021-02-10