EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UMA PROFESSORA COM ALUNO SURDO

Palavras-chave: Prática Pedagógica. Surdo. Educação do Campo.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo estudar a prática pedagógica de uma professora do campo com um aluno surdo, em sala de aula regular, na localidade Pilões, município de Floriano - PI. Para entender a investigação, surgiu a indagação: Como ocorreu a prática pedagógica de uma professora do campo com aluno surdo? O aporte teórico utilizado foram os seguintes autores: Gil (2008), Ribeiro (2015) Souza (2006), Meurer (2010), Constituição brasileira (1988), Lira (2016) e o decreto nº 5625/2005. Valorizou como metodologia uma pesquisa bibliográfica e entrevista. Identificou como resultados que a professora e nem seu aluno surdo sabiam LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Percebeu que a interação dos outros alunos com ele era difícil, pois o surdo sofria bullying. Concluiu que a prática pedagógica da professora com a LIBRAS, teve que trabalhar com imagens, com o lúdico, gestos de mão e a escrita.

Biografia do Autor

Célia Camelo de Sousa , Universidade Federal do Piaui/UFPI

Doutora em Educação, Mestra em Educação, Especialista em LIBRAS, Pedagoga, Professora da Universidade Federal do Piauí-UFPI. 

Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez. A educação básica e o movimento social do campo. In: ARROYO, Miguel Gozalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (Orgs.). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Organizado por Cláudio Brandão de Oliveira. Rio de Janeiro: Roma Victor, 2002.

BRASIL. Lei Federal 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências.

Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, e o art. 18 da Lei no10.098, de 19 de dezembro de 2000.

FERNANDES, Bernardo M; CERIOLI, Paulo R.; CALDART, Roseli S.; Primeira Conferência Nacional “ Por uma educação básica do campo”. In: ARROYO, Miguel Gozalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (Orgs.). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.

FERNANDES, Bernardo M. Diretrizes de uma caminhada. In: ARROYO, Miguel Gozalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (Orgs.). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.

LIMA, Camila Machado de. Educação de surdos (desafios para a prática e formação de professores). Rio de Janeiro: Wak, 2015.

LIRA, Bruno Carneiro. Práticas pedagógicas para o século XXI: a sócio interação digital e o humano ético. Petrópolis: Vozes, 2016.

MEURER, Ane Carine. Projeto Político-pedagógico escolar: questões a serem refletidas nas escolas do campo. In: MATOS, K. S. A. Lopes de (Org.). Experiências e Diálogos em Educação do campo. Fortaleza: Edições UFC, 2010.

QUADROS, Ronice Muller de. Educação de Surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.

SOUZA, Maria Antônia de. Educação do campo: propostas e práticas pedagógicas do MST. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
Publicado
2021-07-13