ENTRE A PRODUÇÃO ESCRITA E ILUSTRAÇÕES DE CONTOS: SABERES EVIDENCIADOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Palavras-chave: Leitura e produção de contos. Ensino da Matemática. Resolução de Problemas.

Resumo

Este estudo fruto da dissertação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/UFAL) propõe reflexões sobre a produção escrita de contos nas aulas de Matemática na perspectiva da resolução de problemas no cotidiano da sala de aula, buscando evidenciar os saberes matemáticos a partir das ilustrações produzidas. A pesquisa constitui-se em uma pesquisa-ação, numa abordagem qualitativa tendo como cenário para a pesquisa uma escola localizada no bairro do Brasil Novo, cidade de Rio Largo-AL. Os alunos envolvidos estão na faixa etária de 10 a 13 anos, totalizando uma quantidade de 35 alunos. A coleta de dados foi obtida através da observação participante, questionário aberto, oficinas de leitura e escrita finalizando com as produções textuais dos alunos. Os resultados revelaram indícios da potencialidade das atividades propostas na intervenção para a produção escrita dos contos, identificando saberes matemáticos tais como: medidas de tempo, geometria, localização e quantidades na perspectiva da resolução de problemas aproximando os alunos da Matemática presente em sua realidade.

Biografia do Autor

Márcia da Silva Santos Portela, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, Escola Municipal Professora Natalina Costa Cavalcante. 

Carloney Alves de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Pós-Doutorado em Educação, Universidade Federal de Alagoas (Ufal). 

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Publicado
2021-07-16