A PRESENÇA DAS ARTES PLÁSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUMAS POSSIBILIDADES

  • Cláudia Nascimento Silva SEMED/RONDONÓPOLIS/MT

Resumo

Este Artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI), a respeito da participação das crianças menores em atividades relacionadas às artes plásticas e discuti a prática dessas atividades em instituições escolares, especificamente nas turmas de creche (0 a 3 anos). Inicialmente apresenta algumas características da educação infantil no Brasil, da evolução do atendimento dispensado às crianças pequenas e do desenvolvimento da disciplina de Artes no país. A questão que se propõe a verificar é: como as crianças interatuam quando possuem múltiplas possibilidades em Artes?  Como se manifestam nas instituições de educação infantil, quando têm à disposição diversos materiais? Para responder a essas questões desenvolveu-se um estudo de caso pautado na pesquisa-ação.

Biografia do Autor

Cláudia Nascimento Silva, SEMED/RONDONÓPOLIS/MT
PEDAGOGA, PSICOPEDAGOGA, MESTRA EM EDUCAÇÃO, GERENTE DO DEPARTAMENTO DE DIVISÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE RONDONÓPOLIS.

Referências

AQUINO, Kenia Adriana de. O nascimento do leitor: ler, contar e ouvir história na educação infantil. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: conhecimento de mundo. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Coleção Proinfantil: módulo 1, unidade 3. Brasília, 2005, 32p.

______. Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2006. 45 p.

______. Ministério da Educação. Parecer normativo CNE/CEB nº: 20, de 11 de novembro de 2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília- DF, 2009, p. 1-22.

______. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil: Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, 2010.

DEWEY, John. Vida e Educação. São Paulo: Melhoramentos, 8. ed. 1973. Trad. Anísio Teixeira.

SÃO PAULO. O ensino de arte nas series iniciais: Ciclo. São Paulo, 2007

SILVA, Claudia A. Nascimento; RODRIGUES, Sílvia F. Pilegi. A criança e as possibilidades de participação na educação infantil. In: Congresso de Pesquisa em Educação (CONPeduc), Rondonópolis/MT, 2015, p. 482-490.

DONALD, Brooke. Professor Elliot Eisner, campeão da educação artística, morre. Disponível em: https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=https://ed.stanford.edu/news/elliot-eisner-champion-arts-education-dead-80&prev=search. Acesso em 24 de abril de 2017.

PONTES, Gilvânia. A presença da arte na educação infantil: olhares e intenções. 198f.Natal, Dissertação (mestrado). Centro de Ciências Sociais Aplicadas/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2001.

Publicado
2017-06-29
Seção
Artigos