A PRESENÇA DAS ARTES PLÁSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUMAS POSSIBILIDADES
Resumo
Este Artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI), a respeito da participação das crianças menores em atividades relacionadas às artes plásticas e discuti a prática dessas atividades em instituições escolares, especificamente nas turmas de creche (0 a 3 anos). Inicialmente apresenta algumas características da educação infantil no Brasil, da evolução do atendimento dispensado às crianças pequenas e do desenvolvimento da disciplina de Artes no país. A questão que se propõe a verificar é: como as crianças interatuam quando possuem múltiplas possibilidades em Artes? Como se manifestam nas instituições de educação infantil, quando têm à disposição diversos materiais? Para responder a essas questões desenvolveu-se um estudo de caso pautado na pesquisa-ação.
Referências
AQUINO, Kenia Adriana de. O nascimento do leitor: ler, contar e ouvir história na educação infantil. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: conhecimento de mundo. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
______. Coleção Proinfantil: módulo 1, unidade 3. Brasília, 2005, 32p.
______. Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2006. 45 p.
______. Ministério da Educação. Parecer normativo CNE/CEB nº: 20, de 11 de novembro de 2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília- DF, 2009, p. 1-22.
______. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil: Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, 2010.
DEWEY, John. Vida e Educação. São Paulo: Melhoramentos, 8. ed. 1973. Trad. Anísio Teixeira.
SÃO PAULO. O ensino de arte nas series iniciais: Ciclo. São Paulo, 2007
SILVA, Claudia A. Nascimento; RODRIGUES, Sílvia F. Pilegi. A criança e as possibilidades de participação na educação infantil. In: Congresso de Pesquisa em Educação (CONPeduc), Rondonópolis/MT, 2015, p. 482-490.
DONALD, Brooke. Professor Elliot Eisner, campeão da educação artística, morre. Disponível em: https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=https://ed.stanford.edu/news/elliot-eisner-champion-arts-education-dead-80&prev=search. Acesso em 24 de abril de 2017.
PONTES, Gilvânia. A presença da arte na educação infantil: olhares e intenções. 198f.Natal, Dissertação (mestrado). Centro de Ciências Sociais Aplicadas/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2001.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).