INFÂNCIAS E LITERATURA: ALGUNS ASPECTOS SOBRE LEITURAS E PESQUISAS COM CRIANÇAS

Palavras-chave: Literatura. Infâncias. Gênero. Leitura.

Resumo

Neste artigo problematizamos a literatura para crianças com especial destaque para pesquisas que a tomam como mote para suas metodologias. Assim, debatemos a classificação, a fruição e os critérios de escolha de obras, além da leitura, do letramento, da mediação, da produção e da qualidade literária dos livros destinados às crianças. Observamos que pesquisas envolvendo as infâncias e que operam com a literatura infantil mostram como essa arte pode proporcionar reflexões e meios para que as crianças compreendam e, ao mesmo tempo, questionem o mundo em que vivem, principalmente envolvendo as questões de gênero e sexualidade. Além disso, constatamos que ainda é pequeno o número tanto de obras de qualidade quanto de docentes que desenvolvem um trabalho que envolva em primeiro lugar o prazer da leitura, muito devido à falta de formação destes em suas licenciaturas iniciais.

Biografia do Autor

Cristiano Eduardo da Rosa, UFGRS

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Licenciado em Letras pela Universidade FEEVALE. Professor concursado de Área II - Inglês na Prefeitura Municipal de Igrejinha, Rio Grande do Sul.

Jane Felipe, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado
2021-05-04