EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE: RELIGIOSIDADE E CULTURA
Resumo
O presente trabalho propõe refletir sobre a formação continuada de professores (as) e a diversidade cultural na educação básica, no que se refere às lacunas existentes no atendimento de áreas importantes nesse campo e à atuação da universidade de forma mais incisiva nesse contexto. Dessa forma, o objetivo do presente texto é apresentar as ações executadas pelo Projeto Formação Continuada e Produção de Metodologias de Ensino Pautadas na Diversidade Cultural sobre o recorte da temática que deu foco ao minicurso Educação para a Diversidade: Religiosidade e Cultura, em uma escola da rede pública do município de Marabá-PA. A pesquisa de cunho qualitativo se estruturou a partir de um estudo exploratório sobre a temática central e periférica, e da análise da práxis de professores (as) no âmbito da diversidade religiosa. Mediante este trabalho, notamos sua grande relevância, pois os próprios professores afirmaram que contribuiu para o esclarecimento e aprendizagem do tema exposto, bem como para a identificação de situações encontradas nas escolas e da importância de ações no combate ao preconceito e à discriminação no espaço escolar.
Referências
BRASIL. Lei 10.639/2003, 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em 13 de abril de 2020.
BRASIL. LEI 11.645/2008, 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm. Acesso em 13. abril. 2020.
BISPO, Denise Maria de S.; SILVA, Luiz Gustavo S. Ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira: Desafios e Possibilidades. Revista Tempos e Espaços em Educação, UFS, v. 1, p. 15-20 jul./dez. 2008. p. 16. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/2190. Acesso em: 13 de mar. de 2022.
CARNEIRO, Abimael G. INTOLERÂNCIA RELIGIOSA CONTRA AS RELIGÕES AFRO-BRASILEIRAS: uma violência histórica. In: IX Jornada Internacional de Políticas Públicas. Anais...UFMA, 2019, São Luíz, Maranhão. Disponível em: https://docplayer.com.br/171578143-Intolerancia-religiosa-contra-as-religoes-afro-brasileiras-uma-violencia-historica.html. Acesso em: 6 de abril de 2022.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferença culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educ. Soc, Campinas, v. 33, n. 118, p. 235-250, jan.-mar. 2012.
COELHO, Wilma de Nazaré B; COELHO, Mauro C. Os conteúdos étnico-raciais na educação brasileira: práticas em curso. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 47, p. 67-84, jan./mar. 2013. p. 71. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/t4drGjZZj4dpnxV7nqK4JBp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 de mar. de 2022.
COSTA, Hilton. Para construir outro olhar: notas sobre o ensino de história e cultura africanas e afro-brasileiras. Revista História. Hoje, v. 1, nº 1, p. 217-238 – 2012. p. 222. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/17/21. Acesso em: 21 de mar. de 2022.
CECCHETTI, E.; OLIVEIRA, L. B. Diversidade Religiosa e Direitos Humanos: conhecer, respeitar e conviver. Bauru, n. 4, p. 181-197, jun. 2015. p. 181-198. Disponível em: https://www3.faac.unesp.br/ridh/index.php/ridh/article/view/268. Acessado em: 13 abril. 2020.
FLEURI, R. M. Desafios à educação intercultural no Brasil. Educação Sociedade & Cultura. 2001. p. 45-62. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=publication/revista-educa%C3%A7%C3%A3o-sociedade-culturas/edition/educa%C3%A7%C3%A3o-sociedade-culturas-16. Acesso em: 13 abril. 2020.
GOMES, Nilma Lino. A questão racial na escola: desafios colocados pela implementação da lei 10639/03. In: MOREIRA, Antonio Flávio & CANDAU, Vera Maria. (Orgs.). Multiculturalismo diferenças culturais e práticas pedagógicas. 10ª edi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013, p. 67-89.
GOMES, Ana Clédina R; MARTINS, Alan B; NETO, Jhemerson da S. Extensão universitária como mecanismo de formação continuada: diversidade cultural em pauta. In: SILVA, Gilmar R; SILVA, Daniel N; LEITE, Ellen Mayara P. (Orgs). Os múltiplos olhares do Programa de apoio a projetos de intervenção metodológica: tecendo novas possibilidades educativas através do diálogo entre o Ensino Superior e a Educação Básica na região sul e sudeste do Pará. Marabá: Unifesspa, 2019. p. 64-87.
HAONAT, Angela, I.; COSTA, Edilia. A. N. O multiculturalismo e um novo olhar sobre o outro: a importância de se educar para a diversidade. Revista Humanidades e Inovação v.7, n.3. 2020. p. 50-58. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1033. Acessado em: 13 abril. 2020.
LUCINDO, Willian Robson S. Histórico do Movimento Negro no Brasil, luta e resistência às Políticas de Ação Afirmativas, a Declaração de Durban até s Lei 10.639/03: a dívida social do Brasil com a população negra após o 13 maio. In: Formação de professores: promoção e difusão de conteúdos sobre história e cultura afro-brasileira e africana. (Orgs). CARDOSO, Paulino de Jesus, F; RASCKE, Karla Leandro. 1ª ed. Florianópolis: Editora DIOESC, 2014. p. 60-75.
MARTINS, Alan, B.; PUREZA, Marcelo, G. B. O ensino de geografia e as relações étnico-raciais nos livros didáticos no ensino fundamental. Revista Geografia Ensino Pesquisa, Santa Maria, v. 24, e18, 2020. p. 1-31. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/40314. Acesso em: 13 abril. 2020.
OLIVEIRA, I. A. O pluralismo religioso e seus conflitos na educação popular: olhar de educadores. Trilhas (UNAMA), v. 10. 2006. p. 85-100.
SANTOS, Babalawô Ivanir dos [et al.] (Orgs). Intolerância religiosa no Brasil: relatório e balanço. Edição bilíngue – Rio de Janeiro: Klíne: CEAP, 2016.
SILVA, Maria José A.; BRANDIM, Maria Regina L. Multiculturalismo e educação: em defesa da diversidade cultural. Diversa: Ano I - nº 1: pp. 51-66: jan./jun. 2008. Disponível em: https://docplayer.com.br/7273636-Multiculturalismo-e-educacao-em-defesa-da-diversidade-cultural-maria-jose-albuquerque-da-silva-e-maria-rejane-lima-brandim-resumo.html. Acesso em: 6 de abril de 2022.
SOUZA, Maria Elena V. Relações raciais e educação: desafios e possibilidades para a formação continuada do professor. R. Educ. Públ. Cuiabá, v. 21, n. 46, p. 289-301, maio/ago. 2012. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/issue/view/53. Acesso em: 6 de abril. de 2022.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).