PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA REGIÃO DO PIEMONTE DA DIAMANTINA - BAHIA

Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado. Educação Especial. Perfil Docente.

Resumo

O objetivo deste artigo foi conhecer o perfil dos professores de Atendimento Educacional Especializado que atuam nas escolas dos municípios do Piemonte da Diamantina, estado da Bahia. Para a coleta de dados foi construído um questionário próprio que congregou uma série de perguntas de múltipla escolha. O critério para seleção dos sujeitos levou em consideração aqueles professores que atuaram com Atendimento Educacional Especializado nas salas de recursos multifuncionais em escolas municipais, urbanas e rurais dos nove municípios. Por conta disso quarenta e cinco docentes estavam dentro dos critérios estabelecidos, sendo que trinta e seis deles aceitaram participar do estudo. Resumidamente, a partir dos dados coletados, foi possível levantar que o perfil dos professores de AEE do Piemonte da Diamantina é composto majoritariamente por mulheres, autodeclaradas pardas, que tem idade média de 42,88 anos, que trabalham principalmente na zona urbana, são casadas e tem na maioria 2 filhos.

Biografia do Autor

Osni Oliveira Noberto da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade do Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Theresinha Guimarães Miranda, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pela Umeå University, Suécia. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do Grupo de estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE).

Miguel Angel Garcia Bordas, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid, com pós-doutorado pela Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do Grupo de estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE).

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Publicado
2021-08-27
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos