TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavras-chave: Tecnologia. Motivação. Aprendizagem. Discente.

Resumo

Esse artigo apresenta a concepção dos discentes da Educação Básica sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na aprendizagem construída em sala de aula em uma escola do agreste alagoano, e como essas tecnologias podem estar ajudando aos discentes a despertarem a capacidade de construir novos conhecimentos. Para tanto, realizamos leituras de diversos autores como Mercado (2009), Moran (2007), Fortana e Cordenonsi (2015) e outros. Nesse contexto, foi feito uso da pesquisa qualitativa, no método de estudo de caso, utilizando-se a abordagem de análise de dados de forma exploratória e descritiva. Serviram de instrumentos de coleta de dados 39 questionários aplicados aos estudantes do 9º Ano B. Os dados coletados foram analisados através dos procedimentos da análise de conteúdo, apoiando-se em Bardin (2016). Os resultados revelaram a necessidade de repensar o uso das TDIC, pois ainda não são utilizadas de forma a explorar suas diversas possibilidades.

Biografia do Autor

Ivonaldo Pereira de Lima, Universidade Federal de Sergipe

Universidade Federal de Sergipe – (UFS), São Cristóvão – Sergipe – Brasil. Professor da Rede Pública de Ensino do Estado de Alagoas. Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da (UFS). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da (UFS). Membro do grupo de pesquisa NUCA/UFS. 

Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Universidade Federal de Sergipe – (UFS), São Cristóvão – Sergipe – Brasil. Professora Associada do Departamento de Educação da (UFS) e Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da (UFS). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Líder do grupo de pesquisa NUCA/UFS.

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Publicado
2021-08-10