EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA AMAZÔNIA PARAENSE: NARRATIVAS ORAIS DE MẼBÊNGÔKRE GOROTIRE

Resumen

Este artigo é parte integrante de uma pesquisa mais ampla que desafia deslindar o processo de escolarização dos Mẽbêngôkre Gorotire, território indígena localizado no município de Cumaru do Norte-PA, à luz da História Oral Temática. Foi realizada entrevista semiestruturada com os Mẽbêngôkre: Tumre Kayapó, Mry-re Kayapó, Kamrôre Kayapó e Bepmoti Kayapó. As narrativas orais indicam que a escola foi principiada na aldeia Gorotire em 1973, por missionários evangélicos, sob a égide administrativa da Fundação Nacional do Índio, e atualmente operacionalizada técnica, pedagógica e administrativamente pela rede municipal e estadual de ensino. Em contextos educacionais contemporâneos a escola, no território Mẽbêngôkre Gorotire, é representada como espaço de reafirmação de sua identidade, bem como de apropriação do modo de vida não indígena.

Biografía del autor/a

Leni Barbosa Feitosa, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda em Educação da Amazônia (PGDEA), Polo Palmas -Tocantins/UFT. Docente permanente da Secretaria Estadual de Educação do Pará e Secretaria Municipal de Redenção - PA.

Idemar Vizolli, Univerdade Federal do Tocantins

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente permanente do Polo Tocantins do Doutorado em Educação na Amazônia – Rede EDUCANORTE/PGDEA e Mestrado Acadêmico em Educação – PPGE/Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Jocyleia Santana dos Santos, Univerdade Federal do Tocantins

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Docente permanente e Coordenadora do Polo Tocantins do Doutorado em Educação na Amazônia - Rede EDUCANORTE/PGDEA e Mestrado Acadêmico em Educação - PPGE/UFT. 

Citas

APINAYÉ. Cassiano Sotero. ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. Contexto histórico da educação escolar indígena Apinayé. In: ALBUQUERQUE, Francisco Edviges.

BORSATTO, Fernanda Serra. Educação escolar indígena: construção curricular da escola estadual indígena krukutu. Dissertação. Pontífica Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2010.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 34ª ed. Brasília: Edições Câmara, 2011.

_______. Lei n° 6.001 de 19/12/73. Estatuto do Índio. Fundação Nacional do Índio. Brasília: FUNAI, 1993.

BRZEZINSKI, Iria. LDB dez anos depois: reinterpretação sob diversos olhares. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.

CUMARU DO NORTE (Cidade). Decreto nº 009 de 31 de março de 1999. Dispõe sobre a criação de Escola Municipal de Ensino Fundamental Kanhõk.

______. Lei Municipal nº 299, de 17 de junho de 2015. Cria o Plano Municipal de Educação (PME) no Município de Cumaru do Norte e dá outras providências.

DIÁRIO OFICIAL DO PARÁ. Regulamentação e Funcionamento do Sistema de Organização Modular de Ensino. Lei 7.806 de 29 de Abril de 2014. Caderno 1, folha 5. Disponível em: http://www.ioepa.com.br/980-749-pdf909. Acesso em: 05 nov. 2016.

FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO. Disponível em: http://www.funai.org.br. Acesso em: 03 jan. 2017.

_______. Decreto 26 de 04/02/1991 – Presidência da República. Disponível em: http://www.funai.org.br. Acesso em: 03 jan. 2017.

FUNARI, Pedro Paulo. PIÑÓN, Ana. A temática indígena na escola: subsídios para professores. São Paulo: Contexto, 2016.

GUERRERO, Diego Alfonso Iturralde. Direitos Culturais Indígenas e Educação Intercultural Bilingue: a situação legal na América Central. In: HERNAIZ, Ignácio. Educação na Diversidade: experiências e desafios na Educação Intercultural Bilíngue. 2ª ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2009.

INGLEZ DE SOUSA, Cássio Noronha. Aprendendo a viver junto: reflexões sobre a experiência escolar Kayapó -Gorotire. In: SILVA, Lopes da Silva. FERREIRA, Mariana Kawall Leal (Org.). Antropologia, História e Educação: a questão indígena e a escola. 2 ed. São Paulo: Global, 2001.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, 2010. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 08 dez. 2016.

LUCIANO, Gersem dos Santos. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil. Brasília: MEC/SECAD; LACED/Museu Nacional, 2006.

MARKUS, Cledes. Identidade étnica e educação escolar indígena. Blumenau: FURB, Dissertação. Universidade Regional de Blumenau. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2006.

MOTA, Maria Eloisa. Faz-se o caminho caminhando: reflexões sobre educação indígena. Dissertação. Pontífica Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, 2009.

OLIVEIRA, Jasom de. Da negação ao reconhecimento a educação escolar indígena e a educação intercultural: implicações, desafios e perspectiva. Dissertação. Escola Superior de Teologia, Programa de Pós-Graduação em Teologia, 2012.

PARÁ (Estado). Lei nº 7.806 de 29 de abril de 2014. Dispõe sobre a regulamentação e o funcionamento do Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME no âmbito da Secretaria de Estado de Educação - SEDUC e dá outras providências. Disponível em: http://biblioteca.mppa.mp.br/phl82/capas/Lei7.806.pdf. Acesso em: 14 set. 2016

________. Portaria nº 30 de 31 de julho de 2017. Cria o Anexo Gorotire, na aldeia Gorotire. Disponível em: http://www.ioepa.com.br/pages/2017/07/31/2017.07.31.DOE35.pdf. Acesso em: 10 ago. 2017.

PALADINO, Mariana. ALMEIDA, Nina Paiva. Entre a diversidade e a desigualdade: uma análise das políticas para a educação escolar indígena no Brasil dos governos Lula. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria; LACED/Museu Nacional/UFRJ, 2012.

SANTOS, Silvio Coelho dos. Povos indígenas e a constituinte. Florianópolis/SC: UFSC/Movimento, 1989.

SICHRA, Luiz Enrique Lopes Inge. Educação em áreas indígenas da América Latina: balanços e perspectivas. In: HERNAIZ, Ignácio. Educação na Diversidade: experiências e desafios na Educação Intercultural Bilíngue. 2ª ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2009.

SIRQUEIRA, Eranir Martins de. SOUSA, Neimar Machado de. A atuação do Serviço de Proteção ao Índio e a História Guarani/Kaiowá. In: XXIII Simpósio Nacional de História – História Guerra e Paz, Londrina/PR: Mídia, 2005. Disponível em: http:www.anpuh.uepg.br. Acesso em: 14 nov. 2016.

Fontes Orais

KAYAPÓ, Bepmoti. Entrevista concedida a L. B. F. Aldeia Gorotire (PA), 22 nov. 2016.

KAYAPÓ, Kamrôre. Entrevista concedida a L. B. F. Aldeia Gorotire (PA), 16 nov. 2016.

KAYAPÓ, Mry-re. Entrevista concedida a L. B. F. Aldeia Gorotire (PA), 22 nov. 2016.

KAYAPÓ, Tumre. Entrevista concedida a L. B. F. Aldeia Gorotire (PA), 22 nov. 2016.

Publicado
2020-09-14
Sección
Artigos