EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA AMAZÔNIA PARAENSE: NARRATIVAS ORAIS DE MẼBÊNGÔKRE GOROTIRE
Resumo
Este artigo é parte integrante de uma pesquisa mais ampla que desafia deslindar o processo de escolarização dos Mẽbêngôkre Gorotire, território indígena localizado no município de Cumaru do Norte-PA, à luz da História Oral Temática. Foi realizada entrevista semiestruturada com os Mẽbêngôkre: Tumre Kayapó, Mry-re Kayapó, Kamrôre Kayapó e Bepmoti Kayapó. As narrativas orais indicam que a escola foi principiada na aldeia Gorotire em 1973, por missionários evangélicos, sob a égide administrativa da Fundação Nacional do Índio, e atualmente operacionalizada técnica, pedagógica e administrativamente pela rede municipal e estadual de ensino. Em contextos educacionais contemporâneos a escola, no território Mẽbêngôkre Gorotire, é representada como espaço de reafirmação de sua identidade, bem como de apropriação do modo de vida não indígena.
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