PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA UFMT: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS, INTERESSES E NECESSIDADES
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar os indicadores epistemológicos da pesquisa em Educação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT e aprofundar as análises da produção científica, a partir de uma pesquisa bibliográfica/documental. Trata-se da explicitação dos resultados parciais da pesquisa realizada por Rodrigues (2016). Os resultados obtidos apontam um claro predomínio da abordagem fenomenológico-hermenêutica na produção científica do PPGE-UFMT, já que tal paradigma está presente em mais da metade da amostra (55%). Na sequência, estão as pesquisas de tendências pós-modernas (24%), seguidas das de cunho crítico-dialético (17%) e, por fim, aparecem as empírico-analíticas, representando apenas 4% da amostra. Conclui-se que há, nas pesquisas desenvolvidas no PPGE-UFMT, indícios de supressão do aprofundamento teórico, pragmatismo, subjetivismo, relativismo (epistemológico e ontológico), além da concepção da linguagem como categoria exclusiva do conhecimento.
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