BANDA MUSICAL MORADA DO VALE DA CIDADE DE GRAVATAÍ/RS: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS

Palavras-chave: Educação. Espaços Não Formais. Educação Musical. Ensino-aprendizagem. Bandas e Fanfarras.

Resumo

Esta pesquisa, decorrente de um estudo caso, teve por objetivo geral analisar as concepções dos integrantes da Banda Musical Morada do Vale (BMMV) da Cidade de Gravataí/RS sobre a importância da educação musical para a formação no contexto das bandas e fanfarras. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo e teve objetivo exploratório-descritivo. Os sujeitos da pesquisa foram cinco integrantes da BMMV e o instrumento de coleta de dados foi a aplicação de um questionário. A técnica de análise utilizada foi a análise de conteúdo. Os principais resultados apontam que os sujeitos reconhecem a educação como propulsora para a formação humana, social, cidadã e para o desenvolvimento pessoal e profissional do sujeito e de futuras gerações. Entendem, ainda, que a BMMV possui um caráter pedagógico para com a comunidade externa e para com os seus integrantes, contribuindo para a educação ao longo da vida.

Biografia do Autor

Guilherme Mendes Tomaz dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-Doutorando em Educação (PNPD/CAPES), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

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Publicado
2021-07-16