PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA E BIOGRAFIAS DE MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Palavras-chave: Ensino Fundamental. Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas. Crossdisciplinaridade.

Resumo

Discutimos a inserção das Práticas Corporais de Aventura (PCA) na Educação Física Escolar (EFE) em aproximação das experiências levadas a efeito na Escola de Aventuras (EA) com o programa de pesquisa da Educação Física Reflexiva (EFR). Para tanto, organizamos a argumentação em três momentos: [1] contextualização das PCA e da EA; [2] possíveis aproximações entre as PCA e EFR; e, por fim, [3] a apresentação de uma EFE fundamentada nos parâmetros e conceitos sugeridos nas seções anteriores. Nessa esteira, contextualizamos a EA como “boa prática” pedagógica que mantém correspondência com os processos de modernização e destradicionalização dos estilos de vida, além de considerarmos as PCA como elementos potenciais para uma escrita mediada da biografia de movimento. Como síntese desse percurso, vislumbramos uma prática pedagógica capaz de contribuir com processos de escrita autobiográficos do movimento, constituindo-se um caminho para o desenvolvimento de uma EFE superior aos modelos tradicionais de ensino.

Biografia do Autor

Liciane Vanessa de Oliveira Mello Corrêa, UEM

Pós-graduanda (mestrado), Universidade Estadual de Maringá.

Luiz Fernando Badaró, Universidade Estadual de Maringá

Pós-graduando (mestrado), Universidade Estadual de Maringá.

Juliano de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Doutor, Universidade Estadual de Maringá.

Giuliano Gomes de Assis Pimentel, Universidade Estadual de Maringá

Pós-doutor, Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado
2020-06-23