PRÁTICAS AVALIATIVAS INDICIÁRIAS E OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS AO APRENDER NA EDUCAÇÃO FÍSICA EM NOVE ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO
Resumo
O artigo analisa os sentidos atribuídos pelos alunos às experiências de práticas avaliativas em Educação Física no ensino fundamental focando os processos de aprendizagens ao longo de nove anos de escolarização. Caracteriza-se como uma pesquisa do tipo narrativa (auto)biográfica, que foi realizada com 24 narradores com faixa etária de 13 a 16 anos de idade, estudantes do último ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Serra. As análises dos dados sinalizam: a) os sentidos do que e para que avaliar na relação com a aprendizagem; b) o como era a avaliação na relação com projetos pedagógicos; c) os movimentos autoavaliativos que expressam o que o aluno fez com o que aprendeu.
Referências
ALLAL, L.; LOPEZ, L. M. L’évaluation formative de ’apprentissage : revue de publications en langue française. In: Organisation de Coopération et Développement Économiques. L’évaluation formative: pour un meilleur apprentissage dans les classes secondaires. Paris: OCDE, 2005. p. 265-290.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão Gomes e Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BAKHTIN, M. Por uma filosofia do ato responsável. Curitiba: Pedro e João Editores, 2008.
BARRETO, E. S. S.; PINTO, R. P. Avaliação na educação básica (1990-1998). Brasília, DF: MEC/Inep/Comped, 2001.
BENJAMIN, W. Obras escolhidas: magia e técnica. Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BENJAMIN, W. Passagens. Belo Horizonte, editora UFMG, 2008.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano1: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
CERTEAU, M. A escrita da história. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2006.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.
DELORY-MOMBERGUER, C. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.2, p. 359-371, maio/ago. 2006.
ESTEBAN, M. T.O que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e fracasso escolar. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
FERNANDES, D. Vinte e cinco anos de avaliação das aprendizagens: uma síntese interpretativa de livros publicados em Portugal. In: ESTRELA, A. (Orgs). Investigação em educação: teoria e práticas (1960-2005). Lisboa: Educa, 2007.
FREIE, O. Cartas à Cristina. São Paulo: Paz e terra, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e terra, 2001.
GINZBURG, C. Mito, emblemas e sinais:morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
LOPEZ PASTOR, V. E. Nuevas perspectivas sobre evaluación en educación física. Revista de Educación Física, Madri, n.29, v.3, p.4-13, 2013.
LOPES, Y.M; VIEIRA, A. O. O ensino do Caratê nas aulas de Educação Física. Cadernos de Formação, São Paulo, n. 3, n.1, p. 45-57, 2008.
LUIZ, I. C et al. Investigação narrativa e formação de professores de educação física: possibilidades para uma prática colaborativa. Journal of Physical Education, Maringá, v. 27, p. 2721, 2016.
JOSSO, M. C. O corpo biográfico: corpo falado e corpo que fala. Educação e Realidade, Porto Alegre, v.37, n.1, p 19-31, jan/abr, 2010.
MATOS, J. C. et.al. Conteúdos de ensino da educação física escolar: saberes compartilhados nas narrativas docentes. Revista da Educação física (UEM. Online), v. 26, p. 181-199, 2.tri, 2015.
MELO, L. F. Produção do conhecimento em práticas avaliativas do professor de educação física escolar: análise das escolhas metodológicas. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 01-294, jan./mar. 2014.
NOVAES, R, C.; FERREIRA, M, S; MELO, J, G. As dimensões da avaliação na educação física escolar: uma análise da produção do conhecimento. Motrivivência, Florianópolis, 2014, v. 26, n. 42, p. 146-160, junho. 2014.
PEREZ-SAMINIEGO, V. M et al.. La investigaicon narativa em la educación física y el esporte: que es y para que sirve. Movimento, Porto Alegre, v.17, n.1, p 11-38, jan/marc, 2011a.
POLTRONIERI, H; CALDERÓN, A. I. Avaliação da aprendizagem na Educação Básica: as pesquisas do estado da arte em questão (1980-2007). Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), Curitiba, v. 13, p. 873-893, set/dez 2013.
POLTRONIERI, H.; CANLDERON, A. I. Avaliação na educação básica: a revista estudos em avaliação educacional. Revista Avaliação Educacional, São Paulo, v.23, n.53, p.82-103, set/dez. 2012.
ULER, A, M. Avaliação de aprendizagem: um estudo sobre a produção acadêmica dos programas de pós-graduação em Educação (PUCSP, USP, UNICAMP). 2010. Tese (Doutorado em Educação) ─ Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010.
VIEIRA, A. O. Por uma teorização da avaliação em educação física: práticas de leituras por narrativas imagéticas. 2018. Tese (Doutorado em Educação Física) ─ Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.
VILLAS BOAS, B. M. F.Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 7º edição, 2010.
SANTOS, W dos et. al. Avaliação em educação física escolar: trajetória da produção acadêmica em periódicos (1932-2014). Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 1., p. 09-22, jan./mar. de 2018.
SANTOS, W dos et. al. Avaliação na Educação Física Escolar: reconhecendo a especificidade de um componente. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 205-218, jan/mar. 2015.
SANTOS, W. dos et. al. Avaliação na Educação Física Escolar: construindo possibilidades para atuação profissional. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.30, n.4, p.153-179, out/dez. 2014.
SANTOS, W. dos et. al. Práticas avaliativas de professores de educação física: inventariando possibilidades. Journal of Physical Education, Maringa, v. 30, n. 1, p. 1-16, 2019.
SANTOS, W. dos. Currículo e avaliação na educação física: do mergulho à intervenção. Vitória: Proteoria, 2005.
SANTOS, W. dos. Educação física na educação básica: ações didático-pedagógicas. São Paulo: Phorte Editora, 2018. 252p.
SANTOS, W. dos; MAXIMIANO, F. de L. Avaliação na educação física escolar: singularidades e diferenciações de um componente curricular. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 4, p. 883-896, out./dez. 2013.
SOARES, A. J. G.; MILEN NETO, A. R.; FEREIRA, A. C. A pedagogia do esporte na Educação Física no contexto de uma escola eficaz. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v.35, n.2, p. 297-310,abr/jun., 2013.
ZANDOMINGUE,B. A. C; MELLO,A. S. A cultura popular nas aulas de Educação Física. Curitiba: Apris, 2014.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).