COMUNICAÇÃO AFETIVA E PRÁTICA EM ATIVIDADES LÚDICAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA: O QUE OBTER DE UM LIVRO NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO INFANTIL?

  • Cyntia Graziella Girotto FFC-UNESP MARILIA

Resumo

O ensaio ora apresentado resulta de pesquisa bibliográfico-teórica, cujo foco central foi compreender as relações entre o desenvolvimento infantil e a oferta e mediação de livros na primeira infância, na busca por compreender a relevância das vivências infantis com o objeto livro – como material dado a ler no processo de humanização das crianças.  Para isso, os conceitos abordados, no texto, pautam-se nos pressupostos da escola vigotskiana. Os resultados apontam para a necessidade de aprofundamento nos estudos sobre as especificidades dos pequenininhos, como base orientadora para se pensar em práticas leitoras produtivas e acolhedoras nesta esta etapa da vida.

Biografia do Autor

Cyntia Graziella Girotto, FFC-UNESP MARILIA
DIDATICA

Referências

Referências Bibliográficas

BOZHOVICH, L. I. La personalidad y suformaciónenlaedad infantil: investigaciones psicológicas. Habana: Pueblo y Educación, 1981.

BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, TizukoMorchida (Org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, p.19-32, 2002.

GIROTTO, C.G.G.S. A criança, o livro e a literatura: a identidade leitora em constituição na infância. 2016. 290 f. Tese (Livre Docência) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2016.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

MUKHINA, V. Psicologia da idade pré-escolar. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

PERROTTI, E. O texto sedutor na literatura infantil. São Paulo: Ícone, 1986.

VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Tomo IV. Madri: Visor, 1996.

____________. Obras escogidas. Tomo III. Madri: Visor, 1995.

Publicado
2017-05-16