EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO: IDENTIDADES E RESITENCIA EM CENA

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Projeto de Vida. Resistência.

Resumo

Este estudo analisa formas de resistência de alunos da Educação de Jovens e Adultos de uma escola localizada em área de Reserva Extrativista Marinha frente aos desafios posto pelo sistema educativo. Trata-se de uma pesquisa de campo realizada com sujeitos educacionais de 3ª e 4ª etapa, embora outras percepções sejam incluídas na pesquisa, neste caso, gestores e professores. Conectar essas vozes nos permitiu levantar aspectos desafiadores dessa modalidade de educação, pois entre sonhos e resistências, está o desejo de um projeto de vida coletivo, com melhorias infraestruturais e pedagógicas. Concluiu-se que os sujeitos em destaque, partilham expectativas comuns, embora cada um deles apresentem demandas distintas, muitas influenciadas pelas questões estruturais das instituições de ensino, outras pelas metodologias docentes. Posições diversas que desafiam a organização da escola e do trabalho pedagógico

Biografia do Autor

Márcio Fernando Duarte Pinheiro, UFPA

Mestre em Currículo e Gestão da Escola Básica, Programa de Pós Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB-UFPA). 

José Bittencourt, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em Ciências Ambientais. Docente do Programa de Pós Graduação em Currículo e Gestão da escola Básica (PPEB-UFPA).

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Publicado
2021-08-27
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos