NARRADOR HOMODIEGÉTICO: O PROTAGONISMO DE FLEMING EM UMA AVENTURA NO BRASIL
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma breve análise do narrador homodiegético ou o “Narrador – Protagonista”, de acordo com as prerrogativas de Yves Reuter (2002) e Lígia Chiappini (S/D). Essa categorização do narrador já apresentada no título, tem em voga, o papel de destaque do narrador ao longo da obra, sendo ele narrador e, ao mesmo tempo, personagem principal. A narrativa está pautada em primeira pessoa e pode ser considerada o diário de uma viagem ao Brasil Central. Desta forma, o percurso narratológico utilizado pelo narrador dá visibilidade a esses recursos estéticos e estilísticos ao longo da narrativa. O método empregado é o analítico crítico quando do confronto da obra com as abordagens teóricas de Reuter e Chiappini. A partir do olhar do viajante europeu teremos uma ideia mais concisa da Amazônia enquanto um espaço de discussão, de assimilação, de estudo e de contemplação, sobretudo, na sua representação em um contexto rural.
Referências
CÂNDIDO, A. (et al). A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2011.
CHIAPPINI, L. M. L. O foco narrativo (ou a polêmica em torno da ilusão). São Paulo Editora Ática, s/d.
FLEMING, P. Uma aventura no Brasil. Tradução Lilian DePaula e Magno Dadonas – São Paulo: Marco Zero, 1996.
HOISEL, E. Teoria, crítica e criação literária: o escritor e seus múltiplos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.
REUTER, Y. A análise da narrativa: o texto, a ficção e a narração. Trad. Mário Pontes. Rio de Janeiro: DIFEL, 2002.
TODOROV, T. As estruturas narrativas. Trad. Leyla Perrone-Moisés. - São Paulo: Perspectiva, 2013.
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