MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO DE DOIS GRUPOS DE PESQUISAS BRASILEIROS EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO INFANTIL E PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (1998-2018)

Palavras-chave: Educação Infantil. Psicologia da Educação Matemática. Estado da Arte.

Resumo

O artigo tem como propósito contribuir com uma pesquisa institucional, cadastrada na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PROPP/UFMS). Objetivou-se, na etapa de trabalho socializada neste texto, analisar a relação existente entre Educação Infantil e Psicologia da Educação Matemática em teses e dissertações vinculadas a grupos de pesquisas da UNESP/Bauru e UNICAMP no período de 1998 a 2018. O referencial teórico abrange discussões da contribuição da Psicologia da Educação e da Psicologia da Educação Matemática à aprendizagem de conceitos. Adotou-se uma metodologia qualitativa de caráter descritivo-analítico, do “tipo Estado da Arte”, em que os dados foram coletados nas bases digitais de dois grupos de pesquisas: PSIEM e GPPEM. Da análise de dados, evidencia-se a tentativa de esclarecer os princípios subjacentes a produção do conhecimento no campo da Educação Infantil e de como esta vincula-se com os estudos da Psicologia da Educação Matemática.

Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Mikaéla da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Naviraí.

Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 

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Publicado
2021-04-14