M-LEARNING O NOVO PARADIGMA EDUCACIONAL NA SEGUNDA INFÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Palavras-chave: M-learning. Segunda infância. Aprendizagem móvel. Dispositivos movies.

Resumo

Nesta pesquisa é feito um aprofundamento teórico sobre quais as possibilidades e desafios do emprego do m-learning como novo paradigma educacional para crianças na segunda infância. A reflexão se refere às possibilidades do emprego desta tecnologia no processo de ensino aprendizagem de crianças de três a seis anos e também à alguns desafios ainda existentes e que devem ser contornados para que esta tecnologia possa ser utilizada de forma natural como ferramenta pedagógica. O estudo é de caráter qualitativo e os dados foram obtidos a partir de pesquisas bibliográficas em livros e artigos científicos que abordam os temas propostos para o estudo. Partindo do pressuposto da importância da educação de qualidade, da necessidade da educação acompanhar os avanços das sociedades e de que a criança na segunda infância possui capacidade física, psicossocial e cognitiva para o uso de tecnologias móveis como ferramenta de ensino-aprendizagem, constatou-se que o uso desta ferramenta pode abrir um leque de oportunidades com atividades lúdicas, jogos, filmes educativos, processos de ensino personalizados e até mesmo atividades em grupo. Porém, para que isto seja possível, é preciso que alguns paradigmas da educação tradicional sejam modificados, visando a integração com as atuais tecnologias.

Biografia do Autor

Vilson Gruber, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor, Universidade Federal de Santa Catarina.

Nairon Nícolas da Silva Gomes, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre, Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria Eduarda Lavina, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre, Universidade Federal de Santa Catarina.

Roderval Marcelino, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor, Universidade Federal de Santa Catarina.

George França dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela mesma Universidade. Doutor em Educação: currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Professor da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

 

 

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Publicado
2020-06-04