REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES ACERCA DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO

  • Leonardo Pinheiro Gomes Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Ensino superior. Representações sociais. Tecnologias da informação e comunicação. Processos educativos. Professores.

Resumo

O campo de educação e tecnologias como área de conhecimento tem recebido atenção significativa em estudos científicos há pouco mais duas décadas. O estudo teve como objetivo geral investigar os conteúdos das representações sociais de professores do ensino superior tecnológico acerca das tecnologias da informação e comunicação no espaço educacional e como objetivo específico, investigar as representações acerca do ensino presencial e a distância. Como pressupostos teóricos adotou-se a teoria das Representações Sociais de Moscovici, que define representações sociais (RS) como o conjunto de opiniões, crenças ou valores que são socialmente construídos em grupos delimitados em relação a um determinado objeto e para Jodelet (2001), as representações sociais são formas de conhecimento socialmente produzidas e partilhadas, com uma orientação prática, concorrendo para a construção de uma realidade comum a determinado conjunto social. Observa-se que no grupo representado, existe a crença de que o simples uso instrumental das TIC´s modificariam as práticas pedagógicas dos docentes, apresentando uma ideia do senso comum sobre a temática, pois esperava-se que os docentes entrevistados trouxessem noções mais aprofundadas sobre essa questão. Observou-se que a maioria dos dispositivos tecnológicos possuem caráter generalista e não incorporaram por si só especificidades de natureza educacional. Assim, os docentes acabam reproduzindo as mesmas práticas com outros tipos de suporte e acreditam que estão inovando em suas práticas. É possível observar ainda que os docentes acreditam que o ensino presencial seja superior que o EaD porque eles trabalham fundamentalmente com aulas expositivas.

 

Biografia do Autor

Leonardo Pinheiro Gomes, Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

Professor de Psicologia da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJ), campi Paracambi. Mestrado em Psicologia Social, pela Universidade Salgado de Oliveira, em Niterói e Especialização pela Universidade Federal Fluminense, em Psicossomática e cuidados transdisciplinares com o corpo.

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Publicado
2020-03-31