REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES ACERCA DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO
Resumo
O campo de educação e tecnologias como área de conhecimento tem recebido atenção significativa em estudos científicos há pouco mais duas décadas. O estudo teve como objetivo geral investigar os conteúdos das representações sociais de professores do ensino superior tecnológico acerca das tecnologias da informação e comunicação no espaço educacional e como objetivo específico, investigar as representações acerca do ensino presencial e a distância. Como pressupostos teóricos adotou-se a teoria das Representações Sociais de Moscovici, que define representações sociais (RS) como o conjunto de opiniões, crenças ou valores que são socialmente construídos em grupos delimitados em relação a um determinado objeto e para Jodelet (2001), as representações sociais são formas de conhecimento socialmente produzidas e partilhadas, com uma orientação prática, concorrendo para a construção de uma realidade comum a determinado conjunto social. Observa-se que no grupo representado, existe a crença de que o simples uso instrumental das TIC´s modificariam as práticas pedagógicas dos docentes, apresentando uma ideia do senso comum sobre a temática, pois esperava-se que os docentes entrevistados trouxessem noções mais aprofundadas sobre essa questão. Observou-se que a maioria dos dispositivos tecnológicos possuem caráter generalista e não incorporaram por si só especificidades de natureza educacional. Assim, os docentes acabam reproduzindo as mesmas práticas com outros tipos de suporte e acreditam que estão inovando em suas práticas. É possível observar ainda que os docentes acreditam que o ensino presencial seja superior que o EaD porque eles trabalham fundamentalmente com aulas expositivas.
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