JOGOS, BRINCADEIRAS E EDUCAÇÃO SEXUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O presente artigo buscou verificar os contributos dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças da educação infantil, investigando se podem contribuir enquanto ferramentas para a implementação da educação sexual. O refencial teórico priorizou autores que versam acerca dos jogos, sendo empregado para alcance do objetivo uma pesquisa qualitativa descritiva, mais precisamente um estudo de caso, estudo este que foi realizado em uma escola municipal da cidade de Bambuí-MG, no qual participaram 42 crianças, com idade entre 4 e 5 anos, duas professoras e uma supervisora. Diante das informações obtidas durante a pesquisa pode-se concluir que os educadores da escola pesquisada utilizam jogos e brincadeiras para auxiliá-los no processo de ensino aprendizagem e reconhecem seus benefícios. A experiência vivenciada durante a pesquisa permitiu identificar a existência de algumas dificuldades enfrentadas pelos educadores ao realizarem novas atividades com seus alunos. Apesar disso, os jogos e brincadeiras quando previamente planejados oferecem maior possibilidade de aprendizagem e desenvolvimento aos alunos da educação infantil, bem como proporcionam mais tranquilidade e segurança aos educadores, podendo ser empregadas enquanto ferramentas pedagógicas no implemento de projetos de educação sexual.
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