LITERATURA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA E UMA PRÁTICA DE LEITURA

  • Renata Junqueira de Souza Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Presidente Prudente
  • Claudia Leite Brandão Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Presidente Prudente e SEDUC-MT

Resumo

O artigo fundamenta-se na promoção do acesso aos livros de literatura para as crianças por meio do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Diante disso, indagamos: Como funciona o PNBE na ação de distribuir obras literárias para as crianças da Educação Infantil? Quais as possibilidades de promover prática de leitura com as obras do Programa?. Assim, este texto tem por objetivo apresentar informações do Programa Nacional Biblioteca da Escola na distribuição de livros de literatura para a infância e descrever uma prática de leitura realizada com as crianças, por meio da obra Bruxa, Bruxa, venha a minha festa, de Arden Druce. Para tanto, o presente estudo, utilizou-se da abordagem qualitativa, com a pesquisa documental e bibliográfico, para compreender e detalhar algumas informações sobre o Programa, bem como o estudo de caso para a prática realizada com crianças da Educação Infantil de uma creche, da cidade de Presidente Prudente – São Paulo. 

Biografia do Autor

Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Presidente Prudente
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987) , mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) , doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), pós-doutorado pela University of British Columbia (2001) e pela Ohio State University (2005). Atualmente é livre-docente na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, professor visitante da Universidade do Minho e Coordenadora do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ). 
Claudia Leite Brandão, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Presidente Prudente e SEDUC-MT
Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação da Professora da Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - Câmpus de Presidente Prudente. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora da rede básica de ensino no Mato Grosso. Integrante do grupo de pesquisa Formação de professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário. 

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Publicado
2017-05-16