COMO NASCEM PROJETOS INOVADORES NO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO? REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA, A ESCOLA E O CURRÍCULO
Resumo
Este artigo pretende refletir como nascem Projetos Inovadores no Mestrado Profissional em Educação, como se efetivam e quais são suas possibilidades de capilaridade no cotidiano das escolas. Analisou-se o processo de elaboração e implementação de Projetos considerados Inovadores de 11 grupos de trabalho, formados por 31 mestrandos que cursaram a disciplina “Escola, Currículo e Diversidade” no ano de 2019. Os resultados apontam que consideram esta estratégia metodológica como importante para seu processo de desenvolvimento profissional docente e de constituição enquanto pesquisadores. Os projetos demonstram a diversidade de temas, com uma priorização para o protagonismo dos alunos e professores participantes, incluindo em um mesmo projeto, diferentes modalidades de ensino, faixas etárias e escolas, inclusive de outros municípios. Os mestrandos afirmam que os projetos permitiram articular as dimensões teórico-práticas, além de contribuir para o próprio desenvolvimento profissional, cunhado nas experiências coletivas. Demonstraram compreender que projetos inovadores são constituídos a partir de uma compreensão interdisciplinar do conhecimento e que se concretizam no movimento do diálogo, da troca, da exposição e do risco calculado, em diferentes tempos e espaços formativos.
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