EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE ARBUSTOS E ÁRVORES DO PÁTIO DA ESCOLA
Resumo
O ensino de Botânica nas escolas é uma preocupação e um desafio antigo, que exige preparação adequada e continuada de professores sobre conhecimentos específicos, estratégias didáticas pertinentes e condições para desenvolvimento de aulas práticas. Embora o Brasil apresente uma flora rica e exuberante, os conhecimentos e as práticas de estudos de Botânica não parecerem consolidados, nem atraente para alunos e professores. O objetivo foi familiarizar e aproximar os alunos da diversidade das espécies que compõem a arborização do pátio da Escola, a partir de observações e análises sistemáticas, e gerando materiais e procedimentos didáticos para atividades práticas de campo assim como para estudos futuros. Foi realizado na Escola Técnica Estadual Presidente Vargas (ETEC-PV), em Mogi das Cruzes, SP. Foram identificadas 21 espécies, distribuídas 14 famílias. Das espécies coletadas 53% são exóticas e 47% nativas. A nativa ornamental com maior número de indivíduos foi a quaresmeira (Pleroma granulosum (Desr.) D. Don). Foram criadas duas chaves de identificação e quatro propostas de atividades educativas.
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