RELAÇÃO TEORIA/PRÁTICA, INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO PELA PESQUISA: REFLEXÕES À LUZ DA EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM FÍSICA, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Palavras-chave: Formação de professores. Residência Pedagógica. Ensino de Física.

Resumo

Esse estudo investigou as experiências vividas pelos residentes de Física vinculados ao Projeto Institucional de Residência Pedagógica (PIRP) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) no âmbito da etapa de imersão nas escolas-campo (ciclo 2018-2020). Para essa investigação, foram definidos os seguintes objetivos específicos: identificar os temas e as metodologias abordadas; evidenciar a diversidade de projetos de intervenção; e destacar as atividades específicas desenvolvidas. Trata-se, de um estudo de natureza qualitativa que se concentrou na análise documental e na sistematização dos dados apresentados pelos residentes em seus relatórios finais. Como principais resultados, constatou-se que as atividades de regência focaram a articulação teoria/prática, assim como os projetos de intervenção prezaram pelo caráter aplicado e interdisciplinar da ação; por fim, as atividades específicas situaram pesquisa em ensino como a base do ensino dos professores.

Biografia do Autor

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Licenciado em Física, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor da UFAL, Campus Arapiraca. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFAL (PPGECIM/UFAL).

Yana Liss Soares Gomes, Universidade Federal de Alagoas

Licenciada em Letras-Português pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Mestre em Letras pela Universidade Federal de Piauí (UFPI) e Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Adjunta do Centro de Educação da UFAL.

Klessia Santos Bastos, Secretaria de Educação do Estado de Alagoas

Licenciada em Física pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) Especialista em Metodologia do Ensino de Física e Matemática pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa (FERA) e Mestranda em Ensino de Física pela UFAL. Professora de Física da Secretaria Estadual de Educação de Alagoas.

Graciedja dos Santos Silva, Secretaria de Educação do Estado de Alagoas

Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca (FFPP), Especialista em Formação de Professores Ciências da Natureza pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora de Física da Secretaria Estadual de Educação de Alagoas.

Ailton Moura Feitosa, Secretaria de Educação do Estado de Alagoas

Licenciado em Física e Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela UFAL. Professor de Física da Secretaria Estadual de Educação de Alagoas.

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Publicado
2020-03-31