RELAÇÃO TEORIA/PRÁTICA, INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO PELA PESQUISA: REFLEXÕES À LUZ DA EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM FÍSICA, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Resumo
Esse estudo investigou as experiências vividas pelos residentes de Física vinculados ao Projeto Institucional de Residência Pedagógica (PIRP) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) no âmbito da etapa de imersão nas escolas-campo (ciclo 2018-2020). Para essa investigação, foram definidos os seguintes objetivos específicos: identificar os temas e as metodologias abordadas; evidenciar a diversidade de projetos de intervenção; e destacar as atividades específicas desenvolvidas. Trata-se, de um estudo de natureza qualitativa que se concentrou na análise documental e na sistematização dos dados apresentados pelos residentes em seus relatórios finais. Como principais resultados, constatou-se que as atividades de regência focaram a articulação teoria/prática, assim como os projetos de intervenção prezaram pelo caráter aplicado e interdisciplinar da ação; por fim, as atividades específicas situaram pesquisa em ensino como a base do ensino dos professores.
Referências
ARAUJO, U. F. et al. A formação de professores para inovar a educação brasileira. In.: CAMPOS, Flávio Rodrigues; BLIKSTEIN, Paulo. (orgs.). Inovações radicais na educação brasileira. Porto Alegre: Penso, 2019, p. 40-53.
CAMPOS, F. R. A robótica para uso educacional. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2019.
CAPES. Edital nº 06, de 01 de março de 2018, Brasília: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2018b.
CAPES. Portaria nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. Brasília: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2018a.
FAZENDA, I. C.; GENTILE, F.; MASMO, P. L. Interdisciplinaridade: currículo, didática e inovação. In.: CAMPOS, Flávio Rodrigues; BLIKSTEIN, Paulo. (orgs.). Inovações radicais na educação brasileira. Porto Alegre: Penso, 2019, p. 120-123.
FLECK, M. L. Pedagogia de projetos. In.: NORNBERG, M. (org.) Manual de Didática. Canoas: Salles, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57ª ed. Rio de Janeiro / São Paulo: Paz e Terra 2018
GALIAZZI, M. C.; MORAES, R. Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências. Ciência & Educação (Bauru), v. 8, n. 2, p. 237-252, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v8n2/08.pdf Acesso em: 29 fev. 2020.
IMBERNÒN, F. La Formación y el desarrollo profesional del profesorado: hacia una nueva cultura profesional. Barcelona: Graó, 1994.
MARINELLI, C. R. Inovação em educação e o papel do Estado. In.: CAMPOS, Flávio Rodrigues; BLIKSTEIN, Paulo. (orgs.). Inovações radicais na educação brasileira. Porto Alegre: Penso, 2019, p. 54-66.
MONTEIRO, M. A.; NARDI, R.; BASTOS FILHO, J. B. A sistemática incompreensão da teoria quântica e as dificuldades dos professores na introdução da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. Ciência & Educação (Bauru), v. 15, n. 3, p. 557-580, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v15n3/07.pdf Acesso em: 29 fev. 2020.
NUNES, D. R. Teoria, pesquisa e prática em Educação: a formação do professor-pesquisador. Educação e Pesquisa, v. 34, n. 1, p. 97-107, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v34n1/a07v34n1.pdf Acesso em: 29 fev. 2020.
OSTERMANN, F.; MOREIRA, M. A. Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa “Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio”. Investigações em ensino de ciências, v. 5, n. 1, p. 23-48, 2016. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/600/390 Acesso em: 29 fev. 2020.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. Estágio e docência. Rio de Janeiro: Editora Cortez, 2004
PIRP/UFAL. Projeto Institucional de Residência Pedagógica. PROGRAD, 2018
SALATA, A. Razões da evasão: abandono escolar entre jovens no Brasil. Interseções: Revista de Estudos Interdisciplinares, v. 21, n. 1, 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/intersecoes/article/view/42305 Acesso em: 29 fev. 2020
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LÚCIO, M. P. Metodologia de Pesquisa. 5 ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
SILVA, I. P.; MERCADO, L. P. Contribuições do Google Docs para suporte à iniciação científica no contexto do estágio supervisionado em cursos a distância. Revista EDaPECI, v. 16, n. 1, p. 116-130, 2016. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/4387 Acesso em: 29 fev. 2020 DOI: https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.14387.116-130
SILVA, I. P.; MERCADO, L. P. Experimentação mediada pelas interfaces da internet nos projetos pedagógicos dos cursos de formação de professores de física da UAB. Atos de Pesquisa em Educação, v. 14, n. 1, p. 279-305, 2019. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6630 Acesso em: 29 fev. 2020 DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n1p279-305
SILVA, I. P.; MERCADO, L. P. Revisão sistemática de literatura acerca da experimentação virtual no ensino de Física. Ensino & Pesquisa, v. 17, n. 1, 2019. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/2381 Acesso em: 29 fev. 2020
SILVA, I. P.; SILVA, V. C. Projetos de astronomia em turmas do ensino médio de uma escola pública alagoana. In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, v. 7, Fortaleza, 2018. Educação e resistência: a formação de professores em tempos de crise democrática. Fortaleza: Realize, 2018. v. 7. p. 1-15. Disponível em: http://editorarealize.com.br/revistas/enalic/trabalhos/443-53215-24112018-193141.pdf Acesso em: 29 fev. 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).