SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES E JOVENS QUE SE PREPARAM PARA CURSOS DE MEDICINA: UM ESTUDO DE CASO EM SÃO PAULO, BRASIL

Palavras-chave: Ansiedade em pré-vestibulandos. Saúde mental. Pressão familiar.

Resumo

Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar como os estudantes lidam com o período pré-vestibular, bem como relacionar essa fase com doenças associadas à saúde mental, como ansiedade e depressão. Foi avaliada a relação dos estudantes com seus familiares e a forma como estes lidam com as dificuldades enfrentadas nesse período intenso de estudos. Além disso, foram determinadas as doenças relacionadas à saúde mental mais frequentes entre esse grupo social. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa, exploratório-descritiva e de corte transversal. Para obter os dados da pesquisa, um questionário foi aplicado a homens e mulheres de 18-21 anos que frequentam cursos pré-vestibulares particulares da região do Alto Tietê, e que desejam ingressar no curso de medicina. Com essa pesquisa, visa-se trazer visibilidade às doenças relacionadas à saúde mental que acometem grande parte dos jovens brasileiros atualmente. Dos 36 estudantes que participaram, a maioria (29 pessoas) era do gênero feminino, e tinha 18 anos (21 pessoas). Em relação à renda familiar, 36,1% dos estudantes (13 pessoas) possuíam renda de 6,5 a 30 salários mínimos. A maioria dos pais dos estudantes apoiam a decisão da escolha da medicina, mas também cobram um bom desempenho nos vestibulares. A maior parte (22) está no primeiro ano de cursinho, e os demais, há mais de um ano. Em relação à questão aberta, muitos relataram que o medo de não passar no vestibular e a pressão da família era o que mais os incomodava. 

Biografia do Autor

Ana Paula da Silva Dias, Universidade de Mogi das Cruzes

Estudante de medicina na Universidade de Mogi das Cruzes.

Beatriz Peres Felizzola, Universidade de Mogi das Cruzes.

Estudante de medicina na Universidade de Mogi das Cruzes.

Juliana Campione Monteiro de Lima, Universidade de Mogi das Cruzes

Estudante de medicina na Universidade de Mogi das Cruzes.

Marina Barros Uliana, Universidade de Mogi das Cruzes

Estudante de medicina na Universidade de Mogi das Cruzes.

Pedro Augusto Marangoni, Universidade de Mogi das Cruzes

Estudante de medicina na Universidade de Mogi das Cruzes.

Luci Mendes de Melo Bonini, Universidade de Mogi das Cruzes

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, docente do Programa de Mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes, SP. Docente colaboradora do Mestrado em Habitação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo – IPT- USP. Líder do GRUPPU, CNPq.

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Publicado
2020-03-31