CIRANDA DE CRIANÇAS: A REPRESENTAÇÃO DA INFÂNCIA NO DESENHO ANIMADO

  • Fernando Teixeira Luiz UNOESTE

Resumo

Este artigo faz parte de uma investigação científica maior, intitulada Poéticas do Cinema de Animação, e tem como meta abordar as propostas estéticas do desenho animado, afinadas a determinada concepção de infância e modelo familiar. A rigor, observa-se que a história do cinema de animação pode ser dividida em quatro etapas, mapeadas como período de formação do gênero (1920 – 1960), período de consolidação e legitimação no mercado (1960- 1980), período das narrativas híbridas (1980 – 2000) e período inovador ou pós-moderno (2000 – 2015). Tendo em vista a necessidade de recorte do objeto, far-se-á a análise e discussão do segundo momento – o período de consolidação e legitimação no mercado – fase em que, paralelo ao desenvolvimento da Disney e da Warner, ganham força os estúdios Filmation, Grantray Lawrence e, principalmente, a Hanna-Barbera Produções. Projetando um percurso de quase cem anos, o desenho animado conquistou adeptos, emocionou multidões e se firmou no mercado cinematográfico contemporâneo. Caracterizado como um sistema polissêmico, dialógico, revestido de uma complexa teia sígnica, e edificando uma extensa historiografia marcada por propostas estéticas distintas, foi responsável pelo surto de personagens que se tornaram ícones da cultura pop. A rigor, o presente artigo tem como principal objetivo problematizar as poéticas veiculadas em desenhos produzidos, divulgados e comercializados entre 1960 e 1980. Parte-se, assim, da tese de que o cinema gráfico introduz, como protagonistas, personagens infantis a partir de modelos bastante heterogêneos sobre crianças, que refletem, via de regra, o ideário cultural e os aspectos ideológicos inscritos no contexto histórico e social no qual a animação está inserida. Para tanto, almeja-se, a partir dos recursos empregados pelo estúdio e pelo artista na tessitura do texto visual e das múltiplas vozes instauradas ao longo do desenho, identificar os modos de representação endereçados às crianças.

Biografia do Autor

Fernando Teixeira Luiz, UNOESTE
Professor do Departamento de Artes Visuais da FACLEPP/ UNOESTE. Pós-doutorado em Literatura Comparada, Doutor em Letras, Mestre em Educação e graduação em Pedagogia. Áreas de atuação: formação de leitores na Educação Infantil, literatura para crianças e desenho animado.

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Publicado
2017-12-01
Seção
Artigos