SABERES E APRENDIZAGENS NO MUNDO INSULAR: UMA REFLEXÃO SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DO SOME EM ABAETETUBA/PA

Palavras-chave: Aprendizagem na Prática. Educação do campo. Amazônia.

Resumo

O artigo aborda as experiências pedagógicas desenvolvidas na educação básica, em uma realidade concreta que se manifesta nas ilhas e florestas do município de Abaetetuba no Estado do Pará, no intuito de refletir sobre práticas pedagógicas direcionadas a realidade dos educandos. A metodologia baseou-se na perspectiva da investigação-ação (TRIPP, 2005), na qual foram utilizadas técnicas de pesquisa já consagradas, como observação, planejamento, ação, descrição das práticas e avaliação, permitindo aos demais agentes envolvidos – educandos e pais –, acrescentarem sua autoria na construção do saber, com fins a uma perspectiva mais significativa na forma de conhecer e apreender o mundo. Assim, a natureza da pesquisa traz uma abordagem qualitativa, cujos dados priorizam o território dos educandos, como espaço de aprendizagem, tendo-se em conta o caráter uno e plural da experiência humana nas diferentes formas de organização espacial e societária.

Biografia do Autor

Merian Nascimento de Abreu, Universidade Federal do Pará - UFPA

Geógrafa e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI/UFPA). Professora da Secretaria Estadual de Educação do Pará (SOME Abaetetuba). Especialista em Educação do Campo e Extensão Rural pela Universidade Federal (UFPA), Câmpus Universitário de Abaetetuba.

Eliana Teles Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Doutora em Antropologia, docente pesquisadora da Universidade Federal do Pará, Câmpus  Abaetetuba.

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Publicado
2020-10-07
Seção
Artigos