PREVENÇÃO DO ABUSO DE DROGAS ENTRE EDUCADORES SOCIAIS E PEDAGOGOS ESCOLARES: A AUSÊNCIA COMO PRESENÇA
Resumo
O estudo resulta da pesquisa de Mestrado em Educação envolvendo educadores sociais e pedagogos escolares, cujo objetivo foi verificar os procedimentos no campo da Educação Social e da Pedagogia na prevenção do abuso de drogas na adolescência. Com a questão norteadora: “quais as ações profissionais do educador social e do pedagogo escolar frente à prevenção do abuso de drogas com adolescentes?”, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo, correlacional e exploratório. Participaram de entrevistas semiestruturadas três educadoras sociais de um Centro da Juventude e três pedagogas escolares da rede de colégios estaduais, de um município da região Metropolitana de Curitiba (Paraná/Brasil). Para a análise de dados utilizaram-se os Núcleos de Significação, de Aguiar e Ozella (2006, 2013), emergindo cinco categorias: Ser, Sentir, Conhecer, Fazer e Ausência. Constatou-se que não há formação inicial/continuada, tampouco práticas preventivas relacionadas ao abuso de drogas na adolescência entre esses profissionais.
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