A DIVULGAÇÃO DA QUÍMICA NOS MUSEUS DE CIÊNCIAS

Palavras-chave: Divulgação da Química. Formação de Professores. Museus de Ciências.

Resumo

O presente artigo, por meio de uma revisão de literatura, tem como objetivo apresentar e discutir algumas reflexões sobre como a química é divulgada nos museus de ciências nacionais e internacionais. Apresentaremos a divulgação da química a partir de três categorias: divulgação utilizando a experimentação; divulgação por meio do cotidiano; e, divulgação de forma interdisciplinar. As reflexões apontam para a necessidade de superação quanto a dificuldade na comunicação dessa ciência, assim como, a importância do estreitamento da relação museu-escola. Destacamos as novas diretrizes para a formação inicial e continuada de professores, que afirmam a necessidade de discussões teórico e práticas sobre os ambientes não escolares.

Biografia do Autor

Luciane Jatobá Palmieri, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp/Bauru

Licenciada em Química e Mestra em Educação em Ciências. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Bauru. 

Camila Silveira, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Química, Mestra e Doutora em Educação para a Ciência. Professora Adjunta do Departamento de Química, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática e do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, Universidade Federal do Paraná. 

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Publicado
2020-05-07