ESCUTA SENSÍVEL: SUCESSO NO CONTEXTO DA UMA
Resumo
A Universidade da Maturidade UMA surge como um espaço para possibilitar aos velhos sentir-se parte de um contexto social, sentir-se ativo. Um espaço pedagógico de convivência social e aquisição de novos conhecimentos, em que o ensino está imbricado com uma prática aberta, dinâmica, motivadora; em que o diálogo possibilite a proximidade entre professor-acadêmico para que possa compreender que é possível sua participação na sociedade enquanto sujeito histórico. O objetivo deste artigo é demonstrar que o uso da Escuta Sensível como instrumento metodológico é sucesso no contexto da UMA, pois a construção de vínculos afetivos entre professor e acadêmicos faz-se fundamental para consolidar os laços de confiança, carinho, proteção e cuidado. É uma pesquisa bibliográfica, qualitativa que utiliza de análise documental, sendo sua fonte cartas escritas pelos próprios acadêmicos da UMA. Conclui-se com a análise dessas cartas que os docentes envolvidos com as turmas de velhos utilizam dos princípios da escuta sensível, predispõem-se a ouvir, a compreender, a respeitar o conhecimento e experiência do outro, o que leva a construção de vínculos afetivos entre professor e acadêmico que consolidam os laços de confiança, carinho, proteção e cuidado. Isso possibilita aos velhos, construírem e reconstruírem suas histórias com escuta sensível e motivação.
Referências
BARCIA, Mary F. Educação Permanente no Brasil. Petrópolis, Vozes, 1982.
BARBIER, René. A Escrita Sensível em Educação. Cadernos ANPED, n.5, UFMG,
____________. A Pesquisa-ação. Trad.Lucie Didio. 2.ed. Brasília: Liber livro, 2007.
1993.
BRASIL. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei N. 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso). Disponível em: www.planalto.gov.br/ ccivil_03/Leis/2003/L10.741.htm. Acesso em: 10.05.2017.
______. Lei n.° 8842 (1994, 4 de janeiro). Dispõe sobre a Política Nacional do Idoso. Brasília.
BOFF, Leonardo. Princípios da compaixão e cuidado. São Paulo: Vozes, 2000.
CARVALHO FILHO, E. T. de. Filosofia do Envelhecimento. In: PAPALÉO NETO, M. Tratado de Gerontologia. São Paulo: Atheneu, 2007.
FABIETTI, D. M. C. F. Cuidando do Idoso: a saúde e a doença. In: GONÇALVES, R. P. Envelhecer Bem, recriando o Cotidiano. Rio de Janeiro: Aquariana, 2010.
FREIRE, Paulo, Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29ª Ed. São Paulo, editora Paz e Terra, 2004. GOBLOT, Edmond, A Barreira e o nível: retrato da burguesia francesa na passagem do século, Campinas, SP, editora Papirus, 1989.
NERI, A. L. Envelhecer num país de jovens. 1ª ed. Campinas: Ed. Unicamp, 1991, 178p.
ROGERS, Carl R. a pessoa como centro. Trad: Rachel L. Rosenberg. São Paulo: EPU, 1977.
SOUSA, D. M.; OSÓRIO, N. B. ; SINESIO, Luiz . UNIVERSIDADE DA MATURIDADE: ressignificando vidas. In: VI Jornada Internacional de Políticas Públicas- O desenvolvimento da crise Capitalista e a atualização das lutas contra a exploração, a dominação e a Humilhação, 2013, São Luís- MA. VI Jornada Internacional de Políticas Públicas- O desenvolvimento da crise Capitalista e a atualização das lutas contra a exploração, a dominação e a Humilhação, 2013.
TUNES, E.; TACCA, M. C. V. R.; BARTHOLO JÚNIOR, R. dos S. O professor e o ato de ensinar. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, p. 689-698, set./dez. 2005.
VASCONCELLOS, C.S. Para onde vai o professor? Resgate do professor como sujeito de transformações. São Paulo: Libertad, 2001.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).